Nutrientes importantes para se consumir durante a gestação
16/05/2023 • 4 min de leitura

Nutrientes importantes para se consumir durante a gestação

A nutrição deve ser um cuidado constante nas refeições diárias e durante a gestação é preciso ainda mais atenção com os alimentos certos para a saúde da mãe e do bebê.

Adotar uma alimentação e hábitos saudáveis é muito importante em todas as etapas da vida, mas no período gestacional esse cuidado se torna ainda mais relevante. Isso porque a gestação requer cuidados redobrados com a qualidade nutricional do corpo e da sua saúde mental da mulher, além do que, manter uma dieta equilibrada e rica em nutrientes é fundamental para o bom desenvolvimento do bebê, garantindo uma gestação mais segura e evitando complicações.

Uma das funções do pré-natal é fornecer orientações alimentares para as gestantes que terão que adaptar sua rotina nutricional, adotando escolhas balanceadas e variadas para nutrir o seu corpo neste período especial e contribuir com o desenvolvimento saudável da gestação, já que com todas as mudanças corporais e emocionais que as mulheres enfrentam durante este período, receber a orientação e apoio dos médicos especialistas e de sua rede de apoio faz toda diferença.

Alguns cuidados básicos podem fazer a diferença e proporcionar grandes benefícios às gestantes, um destes cuidados é evitar alimentos ultraprocessados e embutidos. Optar pelo consumo de alimentos naturais pode ser o primeiro passo para adotar uma dieta mais saudável. Aderir a prática de exercícios sob orientação médica e o não consumo de bebida alcoólica e cigarros se faz necessário, assim como manter a qualidade do sono.

gestação

Quais os principais nutrientes alimentares para uma gestação saudável?

Para uma gestação sem complicações para mãe e para o bebê é necessário que seja incluído na rotina alimentos ricos em vitaminas, fibras e minerais. Da mesma forma, ingerir a quantidade correta de proteínas magras é de suma importância para a formação dos tecidos do feto e evitar sintomas de fraqueza ou o aparecimento de problemas de saúde.

Dentro da rotina alimentar de uma gestante também não podem faltar o ácido fólico e o ferro, presentes em alimentos como o feijão e em algumas leguminosas. Essas substâncias são responsáveis, respectivamente, pelo bom desenvolvimento do tubo neural e da medula espinhal do feto e no fornecimento de oxigênio e na prevenção de quadros de anemia na mãe e no bebê. A ingestão de alimentos ricos em fibra também é fundamental nesta fase, seu consumo ajudará no bom funcionamento intestinal da mulher e irá contribuir no combate ao sobrepeso, a diabete gestacional e a hipertensão.

As frutas e legumes também precisam fazer parte da dieta de uma gestante, alguns desses alimentos são fonte de vitaminas e antioxidantes, substâncias que ajudam a prevenir a má formação no feto ou o parto prematuro. O consumo de água é outro fator fundamental para a saúde de uma gestante, a hidratação correta irá fornecer o fluxo sanguíneo adequado, a oxigenação do corpo e do feto, sendo fundamental também no combate a infecções urinárias, saúde da pele e na produção de leite.

Uma boa alimentação influencia diretamente na saúde da gestante proporcionando mais qualidade de vida e bem-estar nesta fase tão delicada de mudanças e adaptações. É de grande importância que haja todo o acompanhamento médico especialista desde a descoberta da gravidez para que o profissional possa avaliar e orientar os principais cuidados considerado a saúde, a vulnerabilidade social, a extensão de rede de apoio e as condições de vida dessa gestante.

logotipo whatsapp

fale conosco