Conheça Maria Luiza: atleta brasileira e nova promessa do Jiu-Jitsu
26/04/2024 • 4 min de leitura

Entrevista com Maria Luiza: a atleta brasileira e nova promessa do Jiu-Jitsu

Confira a entrevista com a atleta Maria Luiza, que já conquistou o Campeonato Brasileiro e o Mundial de Jiu-Jitsu e agora almeja novas conquistas como faixa preta.

Hoje, convido você a mergulhar na história de uma jovem atleta que se tornou uma grande promessa para o atletismo nacional devido à sua performance extraordinária no universo do Jiu-Jitsu. Estamos falando de Maria Luiza, uma verdadeira força da natureza nos tatames e além deles.

Sua jornada teve início aos nove anos de idade e, desde muito jovem, tornou-se um exemplo de esforço e disciplina. Mesmo não imaginando praticar nenhum tipo de esporte na infância, hoje aos 20 anos de idade, já acumula grandes títulos dentro da modalidade e surpreende por sua dedicação e amor pelo Jiu-Jitsu. Durante nosso bate-papo, Maria compartilhou um pouco sobre sua rotina como atleta e seus planos para o futuro dentro do esporte.

Venha conhecer um pouco mais sobre essa gigante das competições, que foi conquistada pela disciplina do Jiu-Jitsu e está trilhando um caminho inspirador rumo ao seleto grupo dos super atletas brasileiros.

Conte para nós um pouco da sua história, como conheceu o mundo do jiu-jitsu e o que te motivou a começar a praticar esse esporte?

Comecei a praticar o esporte aos nove anos de idade, nunca gostei de esportes e comecei a treinar por influência do meu padrasto e acabei me apaixonando pelo esporte.

Você tem alguma rotina de cuidados com a saúde mental e emocional para lidar com os altos e baixos da vida de atleta?

Tenho sim, em nossa academia temos acompanhamento com grupo de terapia, o que faz com que estejamos sempre com nossa saúde mental alinhada!

Jiu-Jitsu

Como você equilibra sua rotina de treinamento com outras responsabilidades, como estudos, por exemplo?

Eu completei o ensino médio há pouco mais de dois anos e pretendo iniciar a faculdade de nutrição em breve, que concilia com minha carreira.

Você pode compartilhar conosco algum momento ou uma conquista especial em sua jornada como atleta de jiu-jitsu até agora?

Ano passado, conquistei a medalha de ouro nos dois principais eventos do esporte, o Campeonato Brasileiro e o Mundial. Até hoje, essas são minhas maiores conquistas em competições e este ano estarei buscando novamente, porém agora como faixa preta!

Você enxerga alguma dificuldade a mais por você ser uma mulher em um esporte de combate? Se sim, já sofreu algum preconceito ou teve que enfrentar alguma dificuldade por conta disso?

Já houve muito preconceito com mulheres nos esportes de combate, porém hoje estamos crescendo muito e conquistando nosso espaço. Em nossa academia, por exemplo, metade do nosso time de competição é feminino!

Jiu-Jitsu

Qual é o papel da alimentação saudável na sua preparação e desempenho como atleta de alto rendimento?

A alimentação saudável faz toda a diferença na minha performance, nós treinamos durante todo o dia e isso exige muito do nosso corpo.

Quais são os maiores desafios que você enfrentou no início da sua carreira como atleta de jiu-jitsu?

Os meus maiores desafios eu enfrento diariamente, com o treinamento diário que me coloca em desconforto diariamente, me fazendo crescer!

Já enfrentei desafios financeiros, porém hoje eu tenho diversas empresas que acreditam em mim, assim como a ComoAmo, e me proporcionam suporte diário para estar na minha melhor versão.

Maria Luiza

Como você lida com a pressão das competições e mantém o foco durante os combates?

Eu acredito que a pressão vai de acordo com a forma que você se desafia nos treinos diários… quanto mais você se tira da zona de conforto, melhor você lida com a pressão na hora da competição, pois já está acostumado!

Quais são seus objetivos e aspirações futuras no jiu-jitsu e na vida?

Almejo conquistar meu título mundial na faixa preta e construir um legado dentro do esporte!

Maria Luiza

Quais são seus ídolos dentro e fora do tatame?

Meu professor Caio Almeida é minha inspiração diária. Ele mostra, através do exemplo, como devemos fazer.leia mais sobre o Caio Almeida

Qual conselho você daria para jovens atletas femininas que estão começando no jiu-jitsu ou em qualquer outro esporte?

Acreditar no plano de Deus para sua vida, no trabalho que você segue, se rodear de boas pessoas (com o mesmo objetivo que o seu) e trabalhar duro!

Maria Luiza

logotipo whatsapp

fale conosco