Dia Mundial da Alimentação Saudável: os pilares para uma sociedade mais saudável
15/10/2022 • 5 min de leitura

Dia Mundial da Alimentação Saudável: os pilares para uma sociedade mais saudável

Uma boa alimentação promove uma vida com mais longevidade. Como as nossas escolhas podem melhorar a nossa saúde e garantir uma melhor alimentação mundial?

O Dia Mundial da Alimentação Saudável foi criado para alertar sobre a importância de escolhas alimentares acertadas para uma vida com mais saudabilidade, mas também é um marco de conscientização de que o acesso a refeições diárias e nutritivas é um direito de todas as pessoas do mudo.

Segundo a ONU, cerca de 828 milhões de pessoas passam fome no mundo, e esse número aumentou significativamente devido o cenário de pandemia e guerras. Além disso, quase 3 bilhões de pessoas não têm acesso regular a alimentos nutritivos. Esses dados são muito graves, já que sem a promoção de uma ampla política de alimentação saudável, grande parte da população vive em situação de miséria e desalento, com o seu desenvolvimento físico e cognitivo altamente prejudicado.  

A importância da alimentação saudável para o mundo

O tema do Dia Mundial da Alimentação Saudável de 2022 é: “Não deixar ninguém para trás – melhor produção, melhor nutrição, melhor meio ambiente e uma vida melhor”. Ou seja, muito além de ser apenas um direito de todas as pessoas, garantir uma alimentação saudável é acima de tudo, oferecer o mínimo de dignidade, saúde e bem-estar necessários para a vida humana. Para isso, a alimentação deve ser baseada em práticas coletivas que adotem o sentido social e cultural dos alimentos como fundamento básico.

É necessário resgatar práticas históricas como estimular a produção e o consumo de alimentos saudáveis regionais (legumes, verduras e frutas) produzidos por pequenos agricultores, com aproveitamento correto de terras ociosas ou degradadas, destinando-as para a agricultura familiar, levando em consideração os aspectos comportamentais e afetivos relacionados às práticas alimentares.

A partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Dia Mundial da Alimentação traz o desafio da redução das desigualdades, incluindo a segurança alimentar e nutricional no mundo, e esse desafio passa também pelo nosso dia a dia. Nossas escolhas são fundamentais para a mudança de comportamento e conscientização de quem está a nossa volta. Optar por alimentos orgânicos e produzidos por agricultores locais, sempre que possível, é uma das atitudes mais simples que se pode adotar em uma rotina alimentar.

Além disso, reduzir ou excluir o consumo de alimentos ultraprocessados e super industrializados são maneiras de cuidar da própria saúde, mas também de sinalizar para a indústria alimentar que uma mudança na forma de produção dos alimentos é necessária e urgente. Também nos compete como cidadãos um equilíbrio entre o consumo e o desperdício, evitando que um grande volume de alimentos em boa qualidade vá parar no lixo.

Por fim, a cobrança social aos representantes políticos por mais leis e pautas que tenham como objetivo proporcionar dignidade e segurança alimentar, mais apoio a uma agricultura que prese pela produção ecológica e sem agrotóxicos, são ações necessárias para um olhar mais humano dentro das sociedades.

alimentação

Por que a comer saudável deve ser um hábito de todos?

A longevidade e a saúde estão diretamente ligadas a um ciclo de vida com base em hábitos saudáveis, como por exemplo, uma alimentação equilibrada, prática de atividade física, hidratação adequada e prevenção de doenças com um acompanhamento médico. Esses são processos conhecidos por grande parte da população, mas pouco praticados pela maioria. Esses pilares são fatores determinantes para que você possa chegar a melhor idade com disposição e vigor físico.

Comece por mudanças mais simples como consumir mais alimentos in natura ou minimamente processados (clean label). Esses alimentos são ricos em vitaminas e minerais e não possuem em sua composição agentes industriais que podem prejudicar a saúde. Reduza o consumo de óleos, gorduras, sais e açúcares, pois quando consumidos em excesso são muito prejudiciais para o organismo humano.

Os alimentos processados, como pães, queijos e conservas fazem parte da nossa rotina alimentar, o segredo é consumir em pequenas quantidades e sempre acompanhados por alimentos naturais. Agora os ultraprocessados, mesmos sendo encontrados com preços mais atrativos e em formas de consumo mais práticas, devem ser evitados, porque não possuem um equilíbrio saudável de nutrientes para o corpo.

Adote o hábito de preparar as suas refeições, dessa forma é possível conhecer e explorar mais o seu paladar para sabores e texturas, além de ter acesso a uma maior variedade de alimentos e em versões mais naturais. Escolhas produtos de empresas que ofereçam alimentos clean label (leia mais aqui) com o mínimo de ingredientes e os mais saudáveis possíveis.

logotipo whatsapp

fale conosco