Muito se fala sobre a compostagem doméstica, mas o que de fato é essa técnica e quais são os seus benefícios para o nosso dia a dia e para o meio ambiente?
A compostagem é um modo de reduzir o desperdício de alimentos ao destinar o que seria descartado para um melhor propósito, utilizando um processo de decomposição e reciclagem de matérias orgânicas. Restos de alimentos, por exemplo, quando passam pelo processo de decomposição, resultam em um adubo orgânico que pode ser utilizado como fertilizante natural para o solo de hortas, plantas e jardins.
Mais prática do que podemos imaginar, a compostagem pode ser feita em pequenos espaços, como apartamentos, ou em grandes terrenos. Esse processo ajuda a diminuir o desperdício e contribui na redução do descarte de grandes quantidades de lixo orgânico, que vai para aterros e dá origem aos gases que poluem a atmosfera (como o metano, que polui o ar). Além disso, ajuda a controlar também a enorme quantidade de chorume que vai para o solo, que acaba prejudicando a terra e poluindo os lençóis freáticos.
Por que a compostagem ajuda de fato o meio ambiente?
Em 2015, o Ministério do Meio Ambiente revelou que os brasileiros geraram aproximadamente 32 milhões de toneladas de lixo orgânico, prejudicando a qualidade da vida sobre a terra, debaixo d’agua e até mesmo o saneamento nas grandes cidades. Assim, essa é uma preocupação real que pode prejudicar a saúde do planeta e afetar a sobrevivência de todos os seres vivos.
A cada dia, é preciso que pautas que abordem o cuidado com a natureza e as consequências da poluição para a sobrevivência precisam ser discutidas a fim de buscar formas que contribuam para a manutenção do bem-estar de nossas reservas naturais.
Cada um pode fazer a sua parte e pequenas ações, como o uso da composteira, pode ajudar significativamente a diminuir o impacto desses resíduos orgânicos no meio ambiente, inibindo cada vez mais a liberação de substâncias tóxicas na natureza.
Como fazer a compostagem doméstica?
Todo o processo deve começar com a separação do lixo orgânico do lixo reciclável. A compostagem pode ser feita com restos de verduras, legumes, folhas secas, borra de café, casca de ovo, restos de jardim, saquinhos de chá e frutas não cítricas e para iniciar o processo, você pode comprar uma composteira domiciliar em lojas de jardinagem ou também fazer a sua com a utilização de três recipientes, terra e minhocas (veja aqui como fazer a sua composteira caseira).
Viu só como se trata de um método simples e seguro? Além de ajudar o meio ambiente, você ainda terá um adubo pronto para ser utilizado nos cultivos das plantas de casa! Durante o processo, sua compostagem caseira produz um líquido conhecido como chorume, que pode funcionar também como fertilizante (mas atenção: ele precisa ser controlado para evitar contaminação do solo).
A compostagem é uma ciência que, quando feita com estudo e cuidado, traz muitos benefícios para o nosso dia a dia e para o planeta. Vamos nessa então?