Como viver bem e ter qualidade de vida com a Psoríase?
2/11/2022 • 4 min de leitura

Como viver bem e ter qualidade de vida com a Psoríase?

A psoríase é uma doença crônica não transmissível que atinge aproximadamente 3% da população mundial.

A psoríase é uma inflamação crônica de pele, não contagiosa e que não tem cura. Mesmo sem comprovação científica sobre as causas que desencadeiam a doença, alguns fatores como estresse, traumas físicos, tabagismo, infecções e o uso de alguns medicamentos podem ser gatilhos para que ela entre em atividade no corpo.

Ela se manifesta por lesões arredondadas, avermelhadas e descamativas na pele, que costumam surgir nas extensões do corpo como nos joelhos, cotovelos, mãos, pés e couro cabeludo, mas que pode evoluir e atingir todo o corpo. Existem uma variedade de tratamentos para amenizar os sintomas. Mas, em alguns casos, o tratamento contará com um atendimento multidisciplinar com o apoio de dermatologista, nutricionistas e psicólogos.

Como a psoríase afeta a qualidade de vida?

Recentemente a socialite americana Kim Kardashian revelou sofrer com a psoríase, e em alguns relatos e entrevistas ela aborda as dificuldades de viver com a doença autoimune. Mesmo sendo um assunto altamente abordado atualmente, os portadores de psoríase ainda enfrentam muitos desafios como o preconceito, baixa autoestima e a busca por bem-estar. Esses obstáculos diários geram impactos negativos em sua vida, social, emocional e profissional.

Isso porque os principais sintomas da psoríase além de incômodos também são estéticos como o surgimento de placas vermelhas na pele, muitas vezes cobertas de escamas prateadas. Essas placas podem coçar e doer, e às vezes podem rachar e sangrar. Nos casos mais graves, as placas podem crescer e se fundir, cobrindo grandes áreas do corpo.

São comuns também alguns distúrbios das unhas das mãos e dos pés, incluindo deformidades, manchas vermelhas, descoloração e corrosão das unhas. Também podem surgir placas de escamas ou crostas no couro cabeludo. Além disso, entre 10% e 30% das pessoas com psoríase podem desenvolver a artrite psoriática que causa inchaço e dor nas articulações.

psoríase

Como viver bem e lidar com a doença no dia a dia?

Viver com psoríase pode ser um desafio para muitas pessoas, pois a doença afeta desde a saúde física como a mental, por isso alguns cuidados diários podem facilitar o processo de lidar com a doença, assim como amenizar os incômodos causados quando ocorrem as crises de inflamação.

Antes de mais nada, é importante que o paciente busque ajuda profissional com dermatologista para avaliar o quadro e, assim, iniciar o melhor tratamento para o caso. Adotar uma alimentação saudável com baixo consumo de gordura, sal e açúcar é recomendável, já que esses tipos de alimentos são altamente inflamatórios. Manter-se hidratado também é uma dica eficaz no controle da doença, já que a água é fundamental para a hidratação da pele.

É recomendável deixar a pele sempre limpa, já que os banhos mornos diários ajudam a eliminar as escamas ressecadas da pele. Por ressecar a pele, é necessário manter a pele sempre hidratada, principalmente nas estações mais frias do ano, porém as loções hidratantes precisam ser sempre as indicadas pelo médico. Se expor ao sol nos horários indicados e com o uso de filtro solar também é uma ótima terapia, pois a absorção da luz solar pela pele ajuda no controle das crises.

O mais importante: não esquecer de cuidar do bem-estar mental com um acompanhamento de terapia, grupos de apoio sobre a doença e informações sobre a psoríase. Estar emocionalmente forte é fundamental para lidar com as crises físicas e com os desafios emocionais da doença.

logotipo whatsapp

fale conosco