Como combater o machismo no ambiente no trabalho?
25/01/2022 • 4 min de leitura

Como combater o machismo no ambiente no trabalho?

Sejam com ações explícitas ou veladas, o machismo está presente em todas as instâncias da vida de uma mulher e no mercado de trabalho não é diferente.

O machismo estrutural, infelizmente, é algo que está enraizado em todos os pilares da sociedade, sendo passado para meninos e meninas desde a primeira infância com ensinamentos segregadores de gênero. Essa estrutura faz com que atitudes e comportamentos machistas sejam reproduzidos por toda a vida social por serem encarados como a forma certa de agir e se comportar, criando homens opressores e mulheres submissas.

Quando falamos em mercado de trabalho, o machismo fica ainda mais evidente, partindo inicialmente das diferenças salarial e taxa de desemprego entre homens e mulheres. Uma pesquisa realizada pelo IBGE em agosto de 2019 revelou que o salário do público masculino é 28,7% maior que o do público feminino e que a taxa de desemprego o público feminino representa 16,2%, enquanto 11,7% são referentes ao público masculino. Essa taxa se dá em grande parte pelo fato da maternidade ainda ser vista com preconceito entre as corporações, atribuindo exclusivamente essa obrigação as mulheres.

Infelizmente, o machismo não está presente apenas nos dados estatísticos, ele também se faz presente no dia a dia do trabalho das mulheres, em seus cargos dentro das empresas.

Como notar o machismo social e empresarial?

Em uma pesquisa de 2021, o grupo de comunicação jornalística PoderData revelou que 83% dos brasileiros acreditam que há sim machismo no estrutural no país, mas o curioso é que nesta mesma pesquisa, apenas 11% dos participantes se consideram pessoas machistas. Esse estudo revela que a própria sociedade não consegue enxergar em seus atos e conceitos os comportamentos machistas dos mais sutis aos mais escancarados.

Nos ambientes empresariais, essa percepção não é muito diferente. Nesse cenário, muitas vezes, é difícil identificar o ato machista, já que até para as mulheres eles foram ensinados como comportamentos normais. Na maioria das vezes, as atitudes machistas estão presentes em casos de assédio moral ou sexual.

Nos casos de assédio moral, alguns exemplos são a não promoção de mulheres a cargos de lideranças, a humilhações públicas, piadas sexistas ou sobre TPM, elogios invasivos, não valorização de fala ou ideias ou até mesmo a interrupção em reuniões e colocações femininas como demonstração de desvalorização de suas opiniões.

Já os casos de assédio sexual estão sutilmente implícitos em mãos e toques excessivos em áreas do corpo feminino como ombro, perna e cintura, sem que a mulher tenha permitido tal contato, além de abraços demorados, mensagens fora do horário de trabalho e sobre assuntos inapropriados, até as investidas mais abusivas.

machismo

É possível mudar essa realidade?

A conscientização sobre essa realidade é o primeiro passo na luta da busca por igualdade e respeito para todos no mercado de trabalho. A desconstrução do machismo já é uma realidade na sociedade, mas em uma proporção muito pequena, e como já mencionado, alguns comportamentos são tão sutis que é preciso ainda mais atenção para não normalizarmos certas atitudes que devem ser definitivamente abandonadas.

A participação feminina nesta mudança, apesar de dura, é essencial. É preciso que todas as mulheres comecem a se posicionar enfaticamente contra posturas machistas, e para isso, é fundamental a busca por conhecimento sobre os seus direitos e a coragem em tomar as medidas necessárias sejam adotadas sempre que necessário. Essas ações podem ser feitas de algumas maneiras, desde chamar a atenção e repudiar quando presenciar tais atitudes, até mesmo buscando as medidas legais para reprimir e punir tais comportamentos.

Por último, mas não menos importante, é imprescindível que a população masculina entenda que essa luta é de todos e não apenas das mulheres e que a luta feminista não é contra o sexo masculino, mas na verdade é uma luta por igualdade. Somente com união social, conscientização e educação sobre igualdade e respeito de gênero transformaremos o ambiente social e o ambiente de trabalho em espaços agradáveis e de respeito para todos.

logotipo whatsapp

fale conosco