Como a alimentação pode ser aliada no combate de alergias?
8/12/2022 • 4 min de leitura

Como a alimentação pode ser aliada no combate de alergias?

Confira como uma alimentação consciente pode ser uma grande aliada no combate e prevenção de alergias.

Conviver com algum tipo de alergia, seja ela respiratória, de pele, alimentar ou ocasionada por outros fatores, não é uma tarefa fácil, isso porque, quando em ação podem se manifestar de forma leve, moderada ou extremamente severa podendo causar grandes complicações ao organismo.

Desta forma, a pessoa portadora de algum tipo de alergia precisa adotar cuidados diários com o intuito de combater e até mesmo amenizar as reações das alergias em seu organismo e um dos principais pontos a serem adotados é a prática de uma alimentação consciente, peça fundamental neste quebra-cabeça que precisa unir cuidado e prevenção com qualidade de vida.

De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), cerca de 8% das crianças com até dois anos de idade e 2% dos adultos sofrem com algum tipo de alergia alimentar no Brasil, sendo ela a causadora, e até mesmo a intensificadora, de muitos sintomas da alergia, uma vez que está diretamente associada ao desempenho do nosso sistema imunológico.

Alergias

Alinhando hábitos alimentares aos cuidados com alergias

Reduzir o consumo de alimentos industrializados e ultra processados, ricos em corantes e conservantes, pode ser o primeiro passo desta jornada. A grande concentração de processos químicos presentes nesses tipos alimentos pode agravar ainda mais o quadro de quem já possui algum tipo de hipersensibilidade no organismo, além de contribuir para o aumento de processos inflamatórios no corpo. Além disso, esses produtos não oferecem os nutrientes necessários para o fortalecimento do sistema imunológico, que é o grande aliado no combate e prevenção de processos alérgicos.

Outro ponto importante é conhecer o alimento que será consumido. Observar atentamente as informações nutricionais dos rótulos dos produtos é uma simples ação que pode fornecer todas as respostas necessárias para introduzir os nutrientes desejados na alimentação ou evitar o consumo de substâncias que podem agravar ou desencadear uma reação alérgica no organismo.

Alguns alimentos com a presença do glúten ou da lactose podem desencadear crises alérgicas em pessoas com intolerância a estas proteínas, por exemplo. É fundamental que o produto possua em sua embalagem todas as informações obrigatórias regulamentadas no Brasil (leia aqui mais sobre a nova rotulagem das embalagens).

Outros cuidados importantes que são fortes aliados para os alérgicos

Algo pouco falado, mas que merece atenção, é a contaminação cruzada. Isso ocorre quando o alimento ou substância alergênica, de forma involuntária, entra em contato durante o processo de preparo ou manuseio da alimentação ou produto que será consumido pelo portador da doença. Essa contaminação pode desencadear uma escalada de reação alérgica sem que esse contato seja percebido. Por isso, o sinal de alerta precisa estar sempre ligado, principalmente ao se alimentar fora de casa.

Outro hábito alimentar que não pode ficar de fora desse debate é a hidratação! Fundamental para a limpeza natural do organismo, o consumo ideal de água é ainda mais necessário para pessoas portadoras de algum tipo de alergia, principalmente as relacionadas ao sistema respiratório. Uma boa hidratação corporal pode ser alcançada preferencialmente através de água mineral, mas também com sucos naturais ou em climas mais frios, quando sentimos menos sede, com o consumo de chás. Beber água ameniza os sintomas alérgicos e contribui para a limpeza das toxinas do corpo.

Lembrando que ao primeiro sinal de algum sintoma alérgico é fundamental consultar um médico especialista que irá dar todo o suporte e orientação necessária para o melhor acompanhamento evitando complicações do quadro e auxiliando para uma vida mais saudável.

logotipo whatsapp

fale conosco