A importância da sororidade entre as mulheres
7/03/2023 • 3 min de leitura

A importância da sororidade entre as mulheres

Incentivar a sororidade feminina é uma ação de empoderamento, pois ela é impulsionadora para a igualdade de gênero.

A palavra sororidade vem do latim “sóror” que significa irmã e irmandade, ela se tornou a representação da união entre as mulheres e um dos pilares para a construção de uma sociedade igualitária através da empatia e do acolhimento feminino.  

A cultura patriarcal ainda é um dos maiores incentivadores da disputa entre mulheres, que por sua vez, enfraquece pautas importantes da comunidade feminina. Milhares de meninas ainda são ensinadas, através de doutrinas machistas, a disputarem entre si por um espaço que naturalmente existe para todas. Essa disputa interessa ao sistema patriarcal, pois com ela é possível controlar o público feminino e incentivar o capitalismo através de um consumo excessivo das mulheres em busca da perfeição.

Movimentos feministas defendem a união feminina como o caminho mais curto para alcançar objetivos em comum. São as mulheres que sentem na pele o peso do julgamento da sociedade, por isso ninguém melhor que elas para entender a importância de se ter uma rede de apoio para pôr fim a essa rede de opressão.

As inúmeras injustiças de gênero e a intensificação do debate sobre o fim do silenciamento feminino, fez crescer ainda mais o entendimento sobre a relevância da sororidade entre mulheres que passaram a defender o fim de ideologias patriarcais de separação, e fortalecem a ideia de que todas deveriam permanecer unidas.

Essa necessidade de união vem crescendo a cada dia e ganhando ainda mais adeptas, milhares de mulheres estão assumindo o compromisso de adotar ações e hábitos de sororidade entre si, seja lutando pelos mesmos direitos, apoiando e incentivando o sucesso feminino e principalmente não julgando umas às outras.

sororidade

Como fazer da sororidade um hábito natural e frequente na sociedade?  

Criar esse senso de comunidade entre as mulheres é construir uma conexão de empatia e uma das bases fundamentais para se chegar a sororidade feminina é a prática desse sentimento empático. A comunidade feminina sempre sofreu com o prejulgamento da sociedade que incentivava outras mulheres a entrarem nessa onda de condenação do próprio gênero. Quebrar esse ciclo vicioso de preconceito feminino através da empatia é a chave para o fim da solidão feminina.

Outro ponto importante é adquirir hábitos de incentivo feminino, onde mulheres renunciam à disputa e passam a admirar outras mulheres. Atos simples de companheirismo podem gerar uma cultura de apoio mútuo das conquistas femininas impulsionando a luta pela igualdade de gênero em nossa sociedade. Quando uma mulher se empodera e se aceita, seja em sua aparência física, status profissional, atitudes e ações, essa passa a também empoderar outras mulheres, abrindo caminho para que todas se enxerguem com a mesma liberdade em ser, ter e estar.

A criação de uma rede de apoio dentro da comunidade feminina é crucial para   oferecer para as próximas gerações de mulheres um mundo mais seguro e igualitário. Faz parte da sororidade estar atenta a qualquer sinal de abuso ou de risco a vida de outra mulher, esse cuidado pode ser feito através de denúncias às autoridades responsáveis ou amparando mulheres em situação de vulnerabilidade ao sair de uma situação de perigo de vida ou que colocava em risco a sua saúde mental.

logotipo whatsapp

fale conosco