Vegetarianismo: como começar uma alimentação sem carne?
14/04/2023 • 3 min de leitura

Vegetarianismo: como começar uma alimentação sem carne?

Algumas dicas simples podem ajudar a fazer a transição para o vegetarianismo com saúde e muita leveza.

O vegetarianismo consiste em uma dieta isenta de proteína animal, tendo como principal fonte de consumo alimentos de origem vegetal. Seja com o objetivo de não contribuir para a exploração e abate de animais, apoiar a preservação do meio ambiente ou por questões de saúde, cada vez mais pessoas estão optando por parar ou reduzir o consumo de carne em sua rotina alimentar.

Segundo uma pesquisa realizada em 2018 pelo Ibope, os vegetarianos no Brasil já representavam cerca de 14% da população. Existe ainda uma parcela de brasileiros que não se consideram vegetarianos, mas que visando uma vida mais saudável, reduziram significativamente o consumo de carne na alimentação diária.

Além de todos os benefícios para o meio ambiente, a redução ou exclusão do consumo de proteína animal, quando feita da forma correta, pode trazer inúmeros benefícios a saúde, isso porque o consumo de carne vermelha em excesso pode aumentar os riscos de doenças cardíacas, além de contribuir para o surgimento de câncer de intestino.

vegetarianismo

Como aderir ao vegetarianismo?

Afinal, qual é o caminho para se tornar vegetariano sem muita complicação? Para quem está no início do processo desta mudança alimentar, separamos aqui algumas dicas básicas de como aderir ao vegetarianismo de uma forma simples e saudável para que a transição seja prazerosa e equilibrada.

  • Consulte um médico nutricionista: este é um passo fundamental para iniciar qualquer tipo de transição alimentar com segurança. Isso porque o nutricionista será capaz de fornecer todas as orientações necessárias para a construção da nova dieta, além de analisar a necessidade de suplementação vitamínica durante este processo de adaptação do corpo.
  • Comece sem culpa: recaídas podem acontecer e está tudo bem! Neste período de mudança alimentar, onde a carne será cortada da sua nova dieta, será necessário muita resiliência e determinação. A dica é começar aos poucos, faça as substituições de forma gradual e respeite o processo de adaptação do seu organismo. Inclua cada vez mais alimentos vegetais e reduza as porções de proteína animal das refeições.
  • Faça as substituições corretas dos alimentos: a carne animal é rica em proteína e ao se tornar vegetariano é necessário realizar essa substituição da forma correta, para evitar um déficit proteico. O mesmo deve ser aplicado para as substituições das vitaminas e minerais de acordo com a necessidade nutricional de cada organismo.
  • Invista em alimentos naturais: fuja de alimentos industrializados e dê preferência a uma dieta rica em leguminosas, verduras, grãos e frutas. Conhecer a dieta vegetariana pode ser a chave para a construção de uma rotina alimentar rica em nutrientes e com variedades de substituições.

Não há uma regra para iniciar a transição para o vegetarianismo, mas há caminhos que podem facilitar sua adaptação. É necessário entender que este processo não precisa ser carregado de cobranças e culpa, mas dever ser feito com tranquilidade e autocuidado.

logotipo whatsapp

fale conosco