Sem o devido acompanhamento e controle, o colesterol pode ser transformar em um grande risco para a saúde do coração.
Para saber a fundo a influência que o colesterol exerce sobre a saúde do nosso corpo, é preciso entender o que é o colesterol e como é a sua atuação no corpo humano. O colesterol é uma gordura que envolve as células do corpo, ele é produzido, em grande parte, pelo nosso fígado, mas também é produzido através dos alimentos que ingerimos. Além disso, ele é classificado em dois tipos: o HDL e o LDL, comumente conhecidos como colesterol bom e ruim. O LDL é o tipo que requer maior atenção, pois quando está em níveis altos no organismo pode desencadear problemas cardíacos muito sérios.
Segundo Sociedade Brasileira de Cardiologia, quatro em cada dez brasileiros sofrem de colesterol alto, o principal fator para esse dado preocupante é a má alimentação da população que tem ingerido cada vez mais alimentos ricos em gorduras, além de adotar um estilo de vida sedentária, fatores esses que provocam a obesidade e outros problemas que contribuem para o descontrole do colesterol. Porém, em alguns casos, mesmo sendo menores, fatores genéticos também podem influenciar a alta do colesterol.
Quais os principais problemas de saúde que são causados pelo colesterol?
Muito se sabe que o órgão mais afetado pelo colesterol ruim é o coração, mas os problemas causados pelo excesso de gordura no organismo vão além da saúde cardíaca. Quando o colesterol se eleva e permanece em altos níveis no corpo, ele provoca a obstrução do fluxo sanguíneo, isso ocorre porque a gordura se aloja nas veias e artérias, prejudicando a circulação sanguínea e a oxigenação correta do corpo. Esse problema também acarreta a diminuição do calibre das artérias que faz aumentar a pressão arterial provocando problemas com a pressão alta.
Quando o fechamento das artérias acontece, o fluxo sanguíneo do coração consequentemente diminui e esse é o principal fator para casos de insuficiência cardíaca e infarto. Quando a obstrução dos vasos sanguíneos ocorre em áreas que são responsáveis pela irrigação de sangue ao cérebro, isso pode também provocar casos de AVC, que, em muitos casos podem ser fatais.
Como manter os níveis de colesterol sob controle?
Seja o aumento do colesterol desencadeado por fatores genéticos ou por hábitos de alimentação ruins, o controle da doença passa por uma melhor escolha alimentar e da mudança de rotina, optando por uma vida mais ativa e com uma ingestão de alimentos mais naturais e saudáveis, além de uma hidratação adequada.
Além disso, para evitar o aparecimento da doença, é preciso evitar alimentos como fast food, industrializados, com excesso de gorduras e açúcares, embutidos, sorvetes e frituras. Alimentos como esses, são grandes precursores do aumento do colesterol ruim no organismo, e mesmo para quem ainda não sofre desse mal, pode dessa maneira, desencadear o aparecimento se não houver um controle desse grupo alimentar.
Vale ressaltar que a realização de exames anuais para análise dos níveis de colesterol e acompanhamento médico periódico é imprescindível para manter os níveis do HDL e LDL sob controle. Além disso, apenas um profissional da saúde pode oferecer as melhores orientações sobre tratamentos e mudanças de dietas que contribuam para uma boa saúde.