Os bons hábitos alimentares para manter a saúde nas estações do ano
6/05/2022 • 4 min de leitura

Os bons hábitos alimentares para manter a saúde nas estações do ano

Cada uma das estações do ano têm uma demanda energética e elas podem ser supridas com os alimentos, sabia?

De acordo com a medicina tradicional chinesa, acompanhar o ritmo das estações do ano é fundamental para gerar harmonia entre o ser humano e a própria natureza, garantindo mais energia e vitalidade. Cada uma delas possui uma demanda energética própria que faz com que nosso corpo precise se adaptar para conviver harmonicamente com o clima de cada uma.

Para saber como se adaptar com as estações, no entanto, é preciso conhecer como cada uma delas atua e quais as suas características dentre da medicina chinesa e assim escolher os melhores hábitos e alimentos para cada estação. Vamos conferir cada uma delas?

Primavera – Aqui é tempo para proteger o organismo das temperaturas que variam muito e da alta umidade. A estação também favorece o corpo e a eliminação de tudo o que não serve mais. 

Verão – Estação de mais energia, luz e calor. Escolha alimentos mais refrescantes, que diminuem o calor interno. Eles são responsáveis por melhorar a circulação e prevenir a retenção de líquidos, comum nessa época. Consuma muita água para evitar a desidratação!

Outono – Período mais seco e temperaturas mais baixas. É hora de preparar o corpo e melhorar a imunidade para encarar o inverno. Prefira os alimentos mais picantes e ácidos, que ajudam a estimular o intestino e melhorar a circulação.

Inverno – Época de poupar energia e reservas corporais para manter o calor interno. Escolha alimentos mornos e sabores picantes — tudo isso ajuda a aumentar a imunidade e a nossa reserva de energia, além de, claro, aquecer.

Estações do Ano

As diferentes cores dos alimentos também possuem funções distintas 

Agora que já sabemos as mais sobre as estações do ano e suas características em relação ao corpo, precisamos entender também que as cores dos alimentos possuem funções especificas para manter o equilíbrio do corpo.

Assim, comer colorido independe do seu tipo de dieta é uma dica de ouro na medicina chinesa. Por sua coloração, cada alimento apresenta nutrientes específicos para o funcionamento de um ou vários setores corporais. Você sabe como as cores dos alimentos serve tanto para veganos, vegetarianos ou onívoros? Então, vem conhecer um pouco mais:

Alimentos verdes: são associados à desintoxicação, por isso os sucos denominados “detox” normalmente são de tonalidade esverdeada. Abacate, kiwi, maçã, alface, espinafre, ervilha, pepino e rúcula ajudam a depurar o organismo devido aos fitonutrientes antioxidantes. Além disso, fortalecem ossos, dentes e ajudam a produzir mais glóbulos vermelhos.

Alimentos laranjas e amarelos: associadas ao baço, pâncreas, estômago e pele, as tonalidades laranja e amarela apontam a presença de fitonutrientes que ajudam a reduzir o colesterol, melhorar a circulação sanguínea e regular os níveis de açúcar no sangue. Além da imunidade, protegem a pele, as membranas e os olhos. Já a abóbora, batata-doce, cenoura, milho e banana beneficiam o sistema imunológico devido à presença de vitamina C, vitamina B3 e betacaroteno (nutriente que ajuda a manter o bronzeado por mais tempo).

Alimentos marrons e brancos: apesar de serem cores distintas, os alimentos com essas tonalidades são ricos em alcina e quercetina, dupla que cuida dos pulmões, do intestino grosso e da imunidade. Ajudam a baixar a pressão arterial, o colesterol e a fortalecer a saúde cardiovascular. Presente no alho, cebola e cebolinha, a quercetina se destaca por suas propriedades anti-inflamatórias, antivirais e antialérgicas.

Alimentos roxos: a cor representa abundância em resveratrol, flavonoides, taninos e antocianinas, todos antioxidantes que estão associados ao rim e à bexiga. Além disso, alimentos roxos conferem mais proteção às células e previnem o desgaste precoce dos órgãos e da pele. Os flavonoides também têm propriedades antibióticas e as antocianinas regulam o armazenamento da gordura, ajudando a reduzir o colesterol e a pressão arterial.

Alimentos vermelhos: as frutas e verduras com tons de vermelho como beterraba, tomate, morango e framboesa auxiliam a regular o colesterol e são ótimas para a saúde e proteção cardiovascular. A cor também tem efeitos anti-inflamatórios, de combate aos radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento precoce) e de regeneração celular graças aos fitonutrientes antioxidantes.

Incrível, né? Se você quiser começar hoje a aproveitar todos os nutrientes de uma alimentação colorida, os snacks saudáveis da ComoAmo possuem ingredientes que se encaixam com muito sabor nessa paleta! Que tal deixar a sua alimentação cada vez mais vibrante? J

logotipo whatsapp

fale conosco