Alerta da OMS sobre o uso excessivo de adoçantes
20/06/2023 • 3 min de leitura

Alerta da OMS sobre o uso excessivo de adoçantes

Segundo a OMS, não há comprovação sobre a eficiência dos adoçantes para o emagrecimento e o combate a doenças.

O consumo de adoçantes tem se tornado uma prática cada vez mais comum na sociedade, agravada pela busca por opções mais saudáveis e pela redução da ingestão de açúcar refinado. No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta sobre o consumo excessivo desses adoçantes, destacando a importância da moderação e levantando preocupações sobre possíveis efeitos adversos à saúde.

A agência de saúde da ONU desaconselhou o uso de adoçantes para o controle ou a redução da gordura corporal, isso porque não há comprovação sobre seus benefícios, podendo ainda aumentar a mortalidade entre os adultos ao consumi-los de forma contínua e em excesso. A lista de alerta da OMS inclui todos os adoçantes modificados, como é o caso do aspartame, acesulfame K, sacarina, sucralose, stevia – stevia também? Mas é adoçante de planta- e derivados, entre outros.

A nova revisão é baseada em diversos estudos que evidenciam sua baixa eficiência no combate à obesidade e seu escasso valor nutricional, além de revelar que seu uso a médio e longo prazo pode agir de forma contrária ao esperado, podendo contribuir para o surgimento de problemas cardiovasculares e diabetes tipo 2.

 

adoçante

Como reduzir o consumo de adoçantes?

Adotar uma dieta sem a adição de adoçantes artificiais deve ser uma tarefa gradual, envolvendo uma mudança de hábito baseada na reeducação do paladar. Essa transição pode parecer desafiadora no início, mas resultará em um corpo mais saudável e, consequentemente, em uma melhor qualidade de vida.

Reduzir o consumo de adoçantes é a melhor forma de começar a apreciar a doçura natural dos alimentos sem criar dependência em substâncias artificiais que alteram o sabor original. Uma maneira simples de condicionar o paladar à alimentação natural é adotar uma transição gradual. Por exemplo, se você costuma usar três gotas de adoçante em bebidas ou alimentos, reduza para duas, em seguida para uma e, por fim, elimine completamente o produto.

Evitar alimentos ultraprocessados é outro passo fundamental para construir uma dieta mais saudável, pois esses produtos geralmente contêm uma grande concentração de adoçantes artificiais em sua composição. Criar o hábito de ler os rótulos com informações nutricionais é uma boa forma de escapar de armadilhas e fazer escolhas saudáveis, priorizando, sempre que possível, alimentos frescos e naturais.

É importante lembrar que é fundamental ter o acompanhamento de um médico especialista para desenvolver hábitos alimentares saudáveis, pois cada pessoa é diferente e possui necessidades individuais. Consultar um nutricionista é uma ótima maneira de receber orientações personalizadas e fazer uma transição alimentar natural e segura. 😉

logotipo whatsapp

fale conosco