A importância do sono para o metabolismo do corpo - ComAmo Blog
28/04/2022 • 3 min de leitura

A importância do sono para o metabolismo do corpo

Há quem não acredite na importância do sono no bom funcionamento da saúde, mas dormir bem tem função reparadora para o organismo.

Manter o hábito de uma rotina regular de sono tem um papel importante para o metabolismo do nosso corpo, pois além de repor as energias, dormir bem também revigora o corpo e a mente e nos deixa pronto para as atividades do dia seguinte. É durante o sono que reforçamos e fortalecemos o nosso sistema imunológico e liberamos hormônios importantes reparadores para o nosso organismo.

Idealmente, o tempo certo para dormir seria de 6 a 8 horas por dia com qualidade e sem interrupções ou agitações, mas sabemos que nem sempre isso é possível – principalmente nas grandes cidades. Por isso, separamos algumas dicas para tentar te auxiliar na busca por noites mais bem dormidas!

Medidas simples para começar já e ajustar o sono

  1. Tenha sempre um ambiente adequado para o sono, com iluminação fraca ou sem nenhuma iluminação e com o conforto de um bom colchão e travesseiro.
  2. Tente desacelerar até três horas antes de ir dormir, ir diminuindo o ritmo com um banho quente, um chá relaxante ou uma leitura. Nada como chegar em casa, aproveitar que definitivamente o seu dia de trabalho acabou e visualizar que você merece um descanso!
  3. Vá para a cama apenas quando estiver com sono, deixando os planejamentos do dia seguinte, a televisão, livro, entre outras distrações para fazer em outro lugar. Assim o seu organismo programará uma rotina que te preparará para dormir.
  4. Não faça refeições pesadas a noite, isso atrapalha a digestão e pode interferir na qualidade do seu sono. Mantenha uma rotina de horários e tente relaxar!

O que pode acontecer se tiver uma noite de sono ruim?

A falta de sono pode te deixar imprestável no dia seguinte, sem disposição, disperso, irritado, mal-humorado, com falhas na memória e pode até interferir no seu peso. Isso acontece porque você não produz os hormônios no horário certo e fica tudo bagunçado.  Comece a observar: o dia seguinte de uma noite mal dormida, geralmente dá muita fome!

Quando dormimos bem, regulamos nossa produção de grelina (o hormônio da fome), então quando dormimos pouco esse hormônio aumenta e queremos comer tudo o que tem pela frente. Outro hormônio que regulamos é o da leptina, que traz uma saciedade importante na regulação do apetite e no controle das compulsões alimentares.

sono

Já o GH, hormônio de crescimento, é produzido à noite e durante o sono, sendo muito importante para quem quer perder peso. Ele diminui a massa de gordura e aumenta a massa magra, além de fazer renovação celular – super importante para a manutenção do organismo e do sistema imunológico!

A adrenalina e o cortisol, por sua vez, aumentam com a falta de sono, impedindo o emagrecimento, a queima de gordura e a formação de massa magra. Além disso, eles aumentam os níveis de açúcar no sangue. Bom, agora que você já tem todas essas informações, que tal começar hoje uma rotina de sono e criar um hábito saudável de descanso para o corpo? 😉

logotipo whatsapp

fale conosco