O cenário pandêmico trouxe um alerta sobre problemas de saúde ligados ao ganho de peso, provocando uma mudança nos hábitos alimentares.
É fato que a pandemia trouxe uma grande preocupação na população com a saúde. Em contrapartida, o novo cenário cotidiano de lockdown e home office provocou uma onda de ansiedade e preocupação, desencadeando outro fenômeno de saúde: o ganho de peso da população neste período. Com a falta de exercícios, má alimentação e o excesso de estresse, consequentemente, vemos outros diversos problemas de saúde.
Com esse alerta, muitas pessoas têm buscado cada vez mais uma linha de alimentação mais saudável, com o intuito de balancear nutrição e sabor para manter uma dieta rica e prazerosa no dia a dia. Porém, o consumo de ultra processados e fast food ainda mantem altos níveis entre a população brasileira.
Ainda assim, um estudo realizado pela RG Nutri em parceria com a Techfit, revelou que 78% dos brasileiros que participaram da pesquisa demonstraram uma preocupação com a mudança dos hábitos alimentares, enquanto a pesquisa da Kantar Ibope mostrou que a busca por snacks saudáveis para consumo teve um crescimento de 50% durante a pandemia no Brasil e em outros países.
Mas afinal, como aderir e manter hábitos alimentares mais saudáveis?
Entre os principais fatores que atuam como obstáculo para manter hábitos de alimentação e vida mais saudáveis estão listados a ansiedade e a falta de tempo na rotina das pessoas, assim, opta-se por alimentos mais práticos que, em muitos casos, não são saudáveis – principalmente quando somado ao sedentarismo.
É evidente que a pressão diária contribui para uma falta de consciência alimentar, pois entramos em modo piloto automático e não refletimos em como o nosso condicionamento diário, disposição e saúde estão diretamente relacionados ao que consumimos. De qualquer forma, pequenas mudanças simples na rotina podem contribuir e muito com uma mudança significativa nos hábitos alimentares.
Optar por alimentos práticos e saudáveis é uma saída, além das frutas, por exemplo, que são 100% naturais e práticas para serem consumidas. Os snacks saudáveis, cada vez mais presentes no mercado, são opções práticas, rápidas e gostosas para consumo entre as principais refeições ou quando bate aquela fome, mas falta tempo para uma alimentação mais elaborada.
Claro, é preciso sempre investir em snacks que possuam um valor nutricional significativo, sem adição de açúcares, sem gorduras, zero sódio e se possível o mais clean label possível – ou seja, com menos ingredientes industrializados e mais ingredientes naturais – unindo assim, sabor e nutrição para gerar uma relação de prazer e saúde com o alimento.
Além disso, criar pequenos hábitos de atividades físicas como ioga em casa, caminhada matinal/noturna no próprio bairro ou prática de dança em família, por exemplo, auxilia no equilibro de endorfina e serotonina (hormônios do bem-estar), ajudando na queima de calorias para evitar problemas de saúde como colesterol, obesidade e diabetes.
Viu como não é tão difícil? Vamos juntos na busca por uma melhor relação com o que comemos! Pode contar sempre com a ComoAmo, afinal criamos os nossos Snacks Doces pensado em oferecer o melhor para a sua saúde e o mais gostoso para o seu paladar!