Muitas pessoas têm uma tradição que promete boas energias para o ano novo e nós somos adeptos dessas simpatias que prometem potencializar os principais desejos de sorte, amor, saúde, dinheiro, energia positiva e prosperidade.
A noite da virada de ano é um momento muito especial de celebração entre amigos e famílias que esperam a chegada do Ano Novo com a esperança de um período ainda mais feliz e próspero que o ano anterior.
Para isso, alguns pratos tradicionais não podem faltar na ceia, e além de carregaram a energia de boas vibrações, esses alimentos são também importantes para a saúde do corpo.
Vamos conhecer algumas dessas superstições que estão por trás dos alimentos da virada do ano nas mesas em todos os cantos do mundo?
1) Lentilha
Ela está sempre na mesa de Réveillon representando dinheiro, fartura e prosperidade, pois seu formato lembra de uma moeda. No que diz respeito aos benefícios para a saúde, uma colher de sopa bem cheia é suficiente para auxiliar na redução do colesterol. Além disso, a lentilha oferece vitaminas B9, B6, fibras e proteínas.
Sobre a superstição, não temos garantias cientificas de que funciona, mas tentar não faz mal, né?
2) Uva
Comer uva é parte de um ritual que começa na escolha da fruta. Sim, ela precisa ter sementes! Depois disso, já na virada do ano, a crença portuguesa diz para comermos uma quantidade relacionada ao número de sorte, então isso varia por pessoa.
Na sequência, vem o mais importante: guardar os caroços na carteira até o ano seguinte, como forma de atrair dinheiro. Se não resultar em nada, os nutricionistas garantem que, pelo menos, a pessoa ingerirá flavonoides, que facilitam o fluxo de sangue por meio dos vasos sanguíneos.
3) Romã
Em algumas culturas é conhecida como “Fruta do Amor”, símbolo de pureza e fertilidade e esse é também o motivo em ser pedida obrigatória de quem quer ter um bebê no novo ano – isso sem falar que é mais uma opção relacionada à preservação da semente (como acontece na superstição das uvas).
A quantidade mais consumida são sete, por ser um número místico e muito presente na bíblia. Muito além da simpatia, a romã é um superalimento por ser totalmente aproveitável, da casca às sementes. Ela contém vitaminas B, C, e K e minerais como cálcio, cobre e manganês, sendo fonte de fibras e potássio.
As sementes ainda contêm antioxidantes, colágeno e suas propriedades antibacterianas e antivirais ajudam a reduzir os efeitos da placa bacteriana protegendo contra doenças bucais.
4) Vegetais Verdes
As folhas verdes como espinafre, couve e repolho simbolizam a sorte e dinheiro. Não importa a forma que elas são preparadas, mas é aconselhável ingerir mais de um tipo de uma vez só – quanto mais se come, mais próspero será o novo ano.
Isso não é problema, né? Afinal, os vegetais verdes além de deliciosos, também ajudam a manter o organismo saudável, combatendo intoxicações do organismo com seus muitos nutrientes e baixas calorias.
No fundo, todos buscamos as mesmas coisas em um ano que se inicia: amor, paz, felicidade e sucesso. Então, tudo vale, mas o mais importante é sempre lembrar de brindar a vida com quem amamos, ter pensamentos positivos e acreditar que o futuro será sempre melhor.
E você, tem alguma superstição de Ano Novo?