Veículo democrático, a bicicleta é uma excelente forma para a locomoção urbana, além trazer inúmeros benefícios para a saúde e para vida urbana.
Já não é segredo para ninguém que a bicicleta é um meio de transporte super sustentável e que o ciclismo como atividade física diária traz muitos benefícios para a saúde, mas os benefícios de se escolher a bicicleta como veículo de locomoção diária tem ainda muitos benefícios para o funcionamento da vida urbana.
O grande movimento de veículos automotores nas grandes cidades contribui para o aumento da poluição, congestionamento e escassez de combustível fóssil, já que a grande parte dos modelos ainda tem como principal fonte de combustível a gasolina, que derivada do petróleo, dá movimento aos veículos, mas que ao ser queimada produze o gás carbônico, poluente para a atmosfera.
Pensando nisso, os grandes centros urbanos têm investido em infraestruturas e campanhas de conscientização que incentivem a população a trocar o carro pela bike. A cidade de São Paulo, por exemplo, conta já com 680 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e ciclorotas, além de incentivarem a campanha do “Dia Mundial Sem Carro” para que todos possam, ao menos uma vez, ter contato com essa forma de locomoção e quem sabe aderir a bicicleta como o seu veículo de transporte.
Conhecendo as vantagens da bicicleta no dia a dia
Sem dúvida a maior vantagem de aderir a bike para a locomoção diária está na sustentabilidade, afinal a bicicleta não produz CO² na atmosfera, evitando o famoso efeito estufa e não contribuído para o aquecimento global. Além disso, ela facilita a mobilidade urbana já que não produz congestionamento e te ajuda a chegar mais rápido ao seu destino. Sem falar que é uma excelente forma de economia, afinal a bicicleta não precisa de nenhum tipo de combustível, um alívio para o bolso né?
As vantagens não param por aí. Pedalar promovem um melhor funcionamento para o sistema respiratório e cardiovascular, além de melhorar o condicionamento físico e auxiliar no controle do colesterol. Mas os benefícios para a saúde vão além de apenas físicos, pedalar é um excelente exercício para a mente, pois melhora o bem-estar, evita a depressão e promove o relaxamento contribuído para a melhora do humor e na qualidade do sono.
Andar de bicicleta ainda desperta uma consciência ambiental, afinal transforma a sua relação com o ambiente ao seu redor, o exercício te oferece uma maior concentração ao cenário urbano, oferecendo um maior contato com a vida ao ar livre. Essa mudança de hábito, cria uma maior preocupação com o meio ambiente e sua preservação, o que te faz corresponsável pela mudança que deseja para o seu ambiente social.
Conhecendo alguns cuidados que essa prática exige
Como vimos, andar de bicicleta só oferece vantagens para a rotina, mas essa prática também requer alguns cuidados básicos para que a sua prática, seja para o lazer, esporte ou locomoção, realizada de forma segura e agradável.
Antes de mais nada é preciso investir na bicicleta adequada para a sua necessidade, idade e peso, para que ela seja equipada com todos os itens de segurança e funcionalidades para a prática que deseja. Além disso, é necessário investir em itens de proteção como capacete, joelheira e cotoveleira para garantir a segurança ao pedalar.
Claro, que não podemos esquecer de conhecer os pontos que possuam ciclofaixas para facilitar a prática e conhecer as regras de trânsito para uma circulação urbana no tráfego. Com esses simples cuidados você vai descobrir que pedalar pode se tornar um hobbie ou uma verdadeira paixão que só trará benefícios para a sua vida.
E ai, vamos pedalar? 😊