O autoexame é fundamental no processo de autoconhecimento das mamas e prevenção do câncer.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o planeta, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres.
Para o Brasil, foram estimados mais de 66 mil novos casos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61 casos a cada 100 mil mulheres. Esses dados criam um alerta de saúde pública, já que esse tipo de câncer ocupa a primeira posição em mortalidade entre as mulheres no país.
Como identificar precocemente o aparecimento de nódulos mamários?
Tocar o próprio corpo, além de ser uma incrível forma de empoderamento da mulher, é uma importante ferramenta de cuidado e carinho com a sua própria saúde e bem-estar, um gesto simples, mas capaz de reconhecer alterações que podem prevenir a evolução do surgimento de doenças graves.
Prevenir o corpo de surgimento de doenças começa com ações e cuidados diários no estilo de vida, já que é comprovado que uma alimentação equilibrada, exercícios físicos regulares e o autoexame da mama auxiliam na prevenção do câncer. O autoexame é recomendado para todas as mulheres acima dos 20 anos de idade e deve ser realizado uma vez por mês.
A melhor época para realizar o toque é no sétimo dia logo após o início da menstruação, para as mulheres na menopausa, o ideal é que se escolha um dia por mês para realizar o autoexame. É importante que se conheça detalhadamente as mamas para notar o surgimento de alguma anomalia, entre as características que devem ser observadas estão a textura, o tamanho e o formato.
Como realizar o autoexame das mamas?
Realizar o autoexame uma vez por mês é fundamental para a prevenção da doença, que quando diagnosticada logo no início tem grandes chances de tratamento e cura, e muitas vezes é detectada através do auto toque mamário. O processo para autoexame é bem simples e pode ser feito após o banho, por exemplo.
- Posicione-se em frente ao espelho;
- Observe os dois seios, primeiramente com os braços caídos;
- Coloque as mãos na cintura fazendo força;
- Coloque-as atrás da cabeça e observe o tamanho, posição e forma do mamilo;
- Pressione levemente o mamilo e veja se há saída de secreção.
- Levante seu braço esquerdo e apoie-o sobre a cabeça;
- Com a mão direita esticada, examine a mama esquerda;
- Divida o seio em faixas e analise devagar cada uma dessas faixas. Use a polpa dos dedos e não as pontas ou unhas;
- Sinta a mama;
- Faça movimentos circulares, de cima para baixo;
- Repita os movimentos na outra mama e nas axilas.
Ao notar qualquer irregularidade nas mamas procure o seu médico para uma avaliação mais profunda, se necessário ele irá solicitar exames de imagens para avaliar melhor a região, além de indicar a melhor forma de tratamento para qualquer problema que possa existir.
Lembre-se autocuidado é amor, por isso: se toca! 😉