São Paulo celebra o centenário da Semana de Arte Moderna com uma programação especial em diversos centro culturais da cidade
Com o fim da Primeira Guerra Mundial, surgiu no Brasil um movimento cultural criado por um grupo de artistas modernistas na época que se tornou um marco cultural na cidade de São Paulo, no país e até mesmo no mundo. Em fevereiro de 1922, aconteceu no Theatro Municipal de São Paulo a primeira Semana de Arte Moderna: uma reunião de diversas manifestações artísticas que romperam para sempre o conservadorismo da época, mudando de forma definitiva do cenário cultural no país.
Entre os artistas modernistas que idealizaram, organizaram e expuseram na época estão Di Cavalcanti, Anita Mafaltti, Mário de Andrade, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Candido Portinari, Heitor Villa-Lobos, Manuel Bandeira, John Graz e muito outros que entraram para a história da arte, sendo reconhecidos e respeitados mundialmente e tendo suas obras expostas em diversas partes do mundo até os dias atuais.
Em 2022, a Semana de Arte Moderna completa cem anos. Para celebrar esse movimento que marcou para sempre os pilares culturais dessa metrópole serão realizados diversos movimentos artísticos em vários centros culturais de São Paulo, visando homenagear esse marco e seus artistas tão importantes para a nossa história.
Como aproveitar os eventos do centenário da Semana de Arte Moderna?
Durante todo o ano, o Governo de São Paulo disponibilizará uma vasta programação online e presencial que reunirá exposições, mostras audiovisuais, peças teatrais, apresentação de dança, concertos, além de cursos e apresentação de obras inéditas. Ainda será possível conferir uma mostra do Acervo Modernista da Pinacoteca de São Paulo e uma visita a Casa Mário de Andrade.
Entre os destaques do programa “Modernismo Hoje”, que reunirá mais de 100 atividades, estão as exposições Portinari por Todos e 100 Anos Modernos, que acontecem no MIS (Museu de Imagem e Som), a Orquestra do Theatro São Pedro, com coreografias inspiradas nos clássicos de Villa-Lobos, com apresentação na Sala São Paulo e a exposição Máquina do Mundo, com obras dos artistas modernistas, na Pinacoteca de São Paulo.
Aproveite esses movimentos artísticos e mergulhe no modernismo brasileiro com esse banho cultural durante todo o ano! Confira a programação completa no site oficial do evento: 100 Anos da Semana de Arte Moderna de 22.