Dicas para repensar o desperdício de alimentos no dia a dia
16/08/2022 • 4 min de leitura

Dicas para repensar o desperdício de alimentos no dia a dia

No atual cenário de fome sofrida por grande parte da população do país, imaginar que 50% de todo o lixo doméstico produzido é orgânico, acende um alerta sobre o desperdício de alimentos.

Quando falamos em alimentação consciente e responsável, é importante lembrar que somente no Brasil, aproximadamente 39 mil toneladas de alimentos são desperdiçadas diariamente. O fato ainda mais preocupante é que mais da metade dos alimentos que são descartados poderiam ser reaproveitados em refeições que poderiam alimentar 19 milhões de pessoas, três vezes ao dia.

Uma mudança de mentalidade e atitude com relação ao consumo e descarte dos alimentos, pode reduzir significativamente a quantidade de alimentos em bom estado que podem ir parar no lixo. Algumas medidas como investir no método FIFO (First In First Out) ou em português “primeiro a entrar, primeiro a sair”, para os alimentos armazenados nos armários, faz com que se respeite a data de validade de todos os produtos e evite que eles estraguem e sejam jogados fora.

Essa é apenas uma de muitas dicas que podem ser adotadas no dia a dia, e que aliadas ao consumo mais consciente ajudam, e muito, a reduzir o desperdício, diminuir a produção de lixo e contribuir para o bem-estar social e ambiental do planeta. Separamos algumas outras ações simples e que resultam em uma mudança de hábito muito relevante com relação a sua postura com os alimentos que consome diariamente.

desperdício

Como reduzir o desperdício de alimentos com passos simples na rotina alimentar?

  1. Faça compras conscientes. Sim, comprar alimentos com moderação, em especial os perecíveis, garante que você tenha tempo de consumi-los. Comprar menos e em mais vezes é o primeiro passo para um consumo consciente.
  2. Para seguir o primeiro passo, é importante fazer lista dos alimentos que precisa comprar. Isso porque, fazer a lista de compras te obriga a verificar os itens dos armários, geladeira e despensa, assim você irá comprar apenas o que realmente precisa.
  3. Sirva-se de porções menores durante as refeições e repita se necessário. Ao colocar menos comida no prato garante que o alimento seja consumido em sua totalidade, evitando que os alimentos em boas condições vão parar no lixo por ser sobras da alimentação exagerada.
  4. Reaproveite as sobras de alimentos nas panelas. Sobras de comida como arroz, feijão e legumes podem se transformar em novas receitas ou em base para outros preparos, por exemplo: as sobras de arroz podem virar bolinhos de arroz e as de feijão, podem virar um delicioso caldo.
  5. Sempre que possível, reutilize as cascas, sementes, raízes e talos dos alimentos. Sim, muitas frutas, legumes e verduras são comestíveis em sua totalidade e em muitos casos, os nutrientes estão nas partes descartadas dos alimentos. Talos de couve, cascas de banana, batata e cenouras, sementes de abóboras e o bagaço da laranja, por exemplo, são fontes de vitaminas e minerais importantes e são deliciosos quando preparados adequadamente.
  6. Para a redução total de lixo orgânico, você pode utilizar as sobras de alimentos que realmente não for consumir para fazer adubo ou compostagem. Esse gesto simples ajuda a manter a saúde das plantas e reduz significativamente a poluição do solo e afluentes com o descarte do que poderia virar lixo.

Viu só como ações fáceis de serem adotadas podem fazer toda a diferença na sua relação com a alimentação e te ajudar a desenvolver hábitos de consumos mais conscientes e responsáveis? Conta para gente em nossas redes sociais o que achou dessas dicas!

logotipo whatsapp

fale conosco