O cérebro é o órgão que reúne as principais funções cognitivas para o funcionamento de todo o corpo, por isso manter a saúde cerebral é extremamente importante em todas as fases da vida.
O cérebro humano funciona como um grande computador orgânico, isso porque, ele atua no armazenamento e processamento de informações, no controle sobre memórias, aprendizado e linguagem, além disso, coordena diversas funções motoras, comportamentais e, sobretudo, emocionais. Também é o cérebro o responsável pelo funcionamento do sistema nervoso central, um sofisticado centro de comunicação neural, responsável por receber os estímulos, interpretar as informações e coordenar as ações que cada órgão humano deve exercer.
Com essa importante função, é claro que os cuidados com a saúde cerebral devem estar presentes na vida de todas as pessoas desde a primeira infância. O desenvolvimento cognitivo durante a infância é fundamental para a linha de aprendizado da formação humana ao longo da vida, nesse desenvolvimento deve estar presente o estímulo motor, emocional e funcional, sempre atrelados a uma alimentação saudável que promova os nutrientes necessários para a saúde do cérebro, além de uma hidratação adequada e atividades que estimulem o seu desenvolvimento diariamente.
Mas, esses cuidados e desenvolvimentos devem ser mantidos por toda a vida, pois com o passar do tempo, as funções cerebrais podem sofrer degeneração e afetar a saúde emocional e cognitiva.
Como as funções cerebrais podem ser afetadas durante a vida?
Existem ainda muitos mistérios com relação ao funcionamento do cérebro e todas as funções que ele pode exercer no corpo humano, assim como também são muito rasos os estudos a respeito das doenças que podem afetar ativamente as funções cerebrais. É fato que a ciência já avançou muito neste departamento, oferendo exames neurais sofisticados capazes de identificar precocemente muitos dos males que afetam o cérebro, além dos tratamentos que atuam dando mais conforto aos sintomas das doenças, mas a cura para muitas dessas enfermidades ainda não existe.
Assim, os cuidados devem ser constantes, já que com o passar dos anos as funções neurais tendem a entrar em declínio e a ação do tempo associadas a outros fatores como má alimentação, excessos de drogas e álcool, falta de estímulo, baixa hidratação, entre outros, podem contribuir para o aparecimento de algumas doenças neurológicas como distúrbios de sono, dores crônicas de cabeça, perda de equilíbrio, consciência e memória, demência e até mesmo o mal de Alzheimer e outras doenças degenerativas. Mas, também pode facilitar o aparecimento de doenças psíquicas, como a mudanças de humor, depressão, ansiedade, entre outras.
Assim, é de grande importância que tenhamos cuidado não apenas com a saúde física do corpo, mas acima de tudo, é preciso adotar hábitos e atitudes que ajudem a manter o cérebro e mente em forma, proporcionando assim, uma maior longevidade com qualidade de vida mental.
Como manter a saúde cerebral em dia?
Alguns hábitos para manter a saúde do cérebro em dia são bem simples e, em muitos casos, podem ser bem prazerosos. Esse é o caso, por exemplo, do estímulo cerebral, já que para estimular o cérebro são indicadas algumas atividades como a leitura, meditação, ouvir músicas, realizar atividades de raciocínio lógico, outras ações como escovar os dentes, escrever e comer com a mão não predominante também são formas de ativar novas áreas de ação cerebral de aprendizado e memória.
A alimentação saudável e balanceada rica em nutrientes, vitaminas e minerais, tem ação de grande impacto para a atividade cerebral, isso porque o cérebro consome uma grande quantidade de energia para funcionar. Mantê-lo nutrido é o principal combustível para o seu bom funcionamento. Evitar alimentos ricos em açúcares, gorduras e ultra processados também é indicado porque favorece o acúmulo de algumas substâncias nocivas ao cérebro como o excesso de gordura, por exemplo.
Em contrapartida, alguns alimentos têm ação positiva quando falamos da saúde cerebral, entre eles o chocolate amargo com 72% cacau (conheça a nossa linha de Snacks Chocolate 72% e linha Fondant de Leite com Nozes), oleaginosas como as nozes e as frutas cítricas, entre outros. Esses alimentos possuem nutrientes que fortalecem o sistema imunológico, protegem o sistema neural, melhoram as ondas cerebrais do aprendizado e ações cognitivas, além de possuírem antioxidantes que renovam as células e neurônios.
Manter o corpo sempre ativo com prática de atividades físicas também contribui muito na saúde cerebral, afinal de contas “corpo são, mente sã”. Outros hábitos como beber bastante água, dormir ao menos oito horas por noite e manter um ciclo social ativo também apresentam resultados muito positivos para a saúde mental e cerebral!