Confira a importância de saber reconhecer um relacionamento abusivo e o caminho para sair desta situação.
Sabemos que conflitos fazem parte de relacionamentos com qualquer pessoa, é impossível a convivência sem algumas divergências, mas como saber identificar quando a situação está passando dos limites? Relacionamentos tóxicos geralmente se iniciam com atitudes e comportamentos sutis de violência psicológica e emocionais podendo ou não evoluir ou atuar de forma conjunta com a agressão verbal e física.
Diferente do que muitos pensam, relacionamentos abusivos não estão apenas atrelados a relações amorosas, eles podem ocorrer dentro do âmbito familiar, no trabalho ou até entre amizades. Saber identificar este tipo de comportamento pode ser a chave para se libertar de um convívio tóxico que pode levar a depressão, diversos transtornos, a agressão e em casos mais graves, a morte.
Pessoas que estão presas em relacionamentos abusivos podem demorar muito tempo para identificar a constante violência sofrida, isso porque estão totalmente envolvidas ou dependentes do abusador. Por isso, é importante estar atento aos sinais que podem começar de forma esporádica e se intensificar com o decorrer do tempo.
Atos como violência psicológica, ciúme doentio, afastamento da vítima de sua rede de apoio, dependência financeira e emocional, constrangimento público e a violência verbal e física são apenas alguns dos inúmeros comportamentos do abusador. Se informar sobre o que é um relacionamento abusivo através do suporte das autoridades responsáveis, terapeutas ou pessoas que já passaram por este tipo de situação pode ser uma boa forma de conseguir identificar um relacionamento com estes comportamentos.
Como sair de um relacionamento abusivo?
O primeiro passo é entender que a vítima não tem culpa e que não causou nenhum desses episódios de abuso, após essa compreensão é importante a procura de ajuda, seja ela entre a família, amigos, autoridades de justiça ou terapeutas especializados.
Seja firme em sua decisão de interromper o relacionamento. É comum o abusador neste momento prometer uma mudança e utilizar da fragilidade da vítima para reverter o término. Tenha ciência que esta mudança não chegará e que isso só irá prolongar todo o sofrimento e aumentará os riscos da convivência prolongada com uma pessoa perigosa.
Ao comunicar o abusador sobre término do relacionamento procure fazer de forma segura, sendo assim prefira locais públicos para comunicá-lo ou solicite apoio de amigos e familiares neste momento. Um abusador quando contrariado pode ser agressivo e imprevisível, desta forma, tome todos os cuidados necessários para garantir sua segurança.
Agora é a hora do recomeço! Este momento pode ser muito desafiador para a vítima, pois ela sai do relacionamento com grandes traumas que precisam de suporte psicológico para serem tratados da forma correta. Acredite, é possível recomeçar uma vida nova com segurança e amor-próprio, e todo este movimento a fará entender seus limites e a compreender que o amor e violência não andam juntos.
Para denunciar ou ter mais informações sobre violência contra as mulheres é possível entrar em contato com a Central de Atendimento à Mulher pelo número 180, onde o governo disponibiliza suporte para este tipo de situação!