Como a alimentação pode ajudar a aliviar os sintomas da menopausa?
9/03/2023 • 3 min de leitura

Como a alimentação pode ajudar a aliviar os sintomas da menopausa?

A alimentação pode e deve ser uma grande aliada no combate aos principais sintomas da menopausa.

A menopausa é o marco da última menstruação, iniciando o fim do período fértil da mulher e sua confirmação ocorre após 12 meses da interrupção completa do ciclo menstrual. Geralmente a menopausa acontece entre os 45 e 55 anos de idade, podendo ainda ocorrer de forma precoce antes dos 40 anos.

O que muitos não sabem é que a menopausa ocorre dentro do período do climatério feminino, fase em que acontece a transição entre o período reprodutivo da mulher para a fase de pós-menstruação. Este período é marcado por sintomas característicos como o surgimento de ondas de calor pelo corpo, ciclo menstrual irregular, alterações de humor, secura vaginal, cansaço mental e físico, entre outros sintomas.

Ao perceber pequenos sinais desta alteração hormonal a mulher precisa procurar orientação do seu médico especialista para o devido acompanhamento e monitoramento deste período que é marcado por grandes alterações físicas e psicológicas na mulher.

menopausa

Como ter na alimentação uma importante aliada durante a menopausa?

É importante ressaltar que a menopausa e o climatério não são e nem devem ser considerados uma doença e sim uma transição natural do corpo feminino. Adotar hábitos saudáveis podem tornar esta transição mais leve, amenizando os sintomas deste período tão delicado na vida da mulher.

Criar uma rotina de alimentação saudável pode ser um hábito fundamental para combater os principais sintomas desta transição. Sem contar que uma dieta nutricional balanceada também irá auxiliar a combater outros problemas que podem surgir após o início da menopausa, como a osteoporose, a deficiência de vitaminas, a oscilação hormonal e até mesmo a depressão.

Para isso, é necessário incluir nas refeições alimentos ricos em fitoestrogênios que atuam regulando os níveis de estrogênio no organismo, responsável por amenizar sintomas como o calor intenso e o estresse. Este componente pode ser encontrado em sementes de linhaça, amêndoas, soja, entre outros. 

Da mesma forma, a vitamina D precisa estar presente na alimentação no período da menopausa por contribuir na reposição hormonal e na preservação dos ovários. As vitaminas do complexo C e E também são grandes aliadas por auxiliarem na prevenção da osteoporose e no fortalecimento do sistema imunológico. As vitaminas C, D e E são encontradas respectivamente em frutas como a laranja, no salmão, sardinha e em amêndoas ou sementes de girassol.

Alimentos com alta concentração de cálcio podem ajudar a fortalecer os ossos e o ômega-3 atuará como um antioxidante natural combatendo inflamações e doenças como artrite. Para incluir o cálcio em sua dieta basta investir em iogurte natural, ricota e sardinha; por sua vez o ômega-3 está presente em alimentos como a chia, salmão e nozes.

Lembrando que ao iniciar o período da menopausa as mulheres precisam procurar suporte de um médico ginecologista e nutricionista para um estudo minucioso das alterações causadas por esta transição, e assim, fazer desse novo ciclo um momento de acolhimento e com saúde.

logotipo whatsapp

fale conosco