A importância e desafios dos povos indígenas na luta pelo meio ambiente
9/08/2022 • 5 min de leitura

A importância e desafios dos povos indígenas na luta pelo meio ambiente

A ligação dos povos indígenas com as florestas vai além da moradia, há uma real relação entre as terras indígenas e a conservação das florestas e o meio ambiente.

É do conhecimento de todos que as florestas do país são no fundo propriedade indígena. Os povos originários viveram e vivem nessas terras desde muito antes do descobrimento. A colonização europeia do Brasil retirou deles de forma autoritária o direito as terras com o argumento de civilizar a nação com construções, exploração e expansão.

Desde a Constituição de 1988, ficou estabelecido por direito que os povos indígenas têm a posse de terras, em especial as localizadas na denominada Amazônia Legal. Segundo o último Censo do IBGE, existem no Brasil cerca de 305 povos indígenas, com população total que ultrapassa 800 mil pessoas habitando em 724 terras ou reservas que totalizam cerca de 14% do território do país. Mesmo com a sua densidade populacional significativa e a sua enorme relevância para a manutenção e preservação das terras, os indígenas enfrentam diariamente desafio extremos em busca de direitos e proteção ambiental.

Qual a relação dos povos originários com a preservação das florestas?

Em 2021, a ONU revelou através de estudos que as taxas de desmatamento em áreas de territórios indígenas são mais baixas do que as que não contam com a presença deles, isso se dá porque a presença desses territórios inibe as especulações imobiliárias e o interesse dos produtores agrícolas em transformar as florestas da região em pastagens para o gado. Isso faz dessas regiões mais preservadas com as maiores taxas de biodiversidade, transformando os povos indígenas em verdadeiros guardiões das florestas.

Além disso, os povos indígenas coabitam em total harmonia com a flora e fauna, respeitando a vida natural, extraindo de forma equilibradas os seus sustentos, mas focando na preservação e manutenção das riquezas naturais, defendendo as terras, inclusive contra invasores e grileiros que muitas vezes utilizam da violência para explorar as terras de forma ilegal.

Mesmo com sua grande importância para o meio ambiente e para o equilíbrio natural da vida humana, os povos indígenas enfrentam grandes ameaças para manter a sua sobrevivência e a manutenção de suas crenças e culturas em nosso país. Isso porque além dos problemas de invasão que geram enfrentamento entre os povos e os madeireiros e grileiros que, em muitos casos, culminam na morte de muitos indígenas, eles precisam ainda lidar com problemas com aspectos políticos, de discriminação e também de acesso a saúde.

Entre esses problemas, está a lei de demarcação de terras indígenas que ameaça o direito de permanência em território pelos indígenas. Eles ainda enfrentam a insistente imposição da dita “civilização” feita por alguns líderes políticos, sociais ou religiosos com o intuito de integrar e mudar a cultura destes povos para a vida em sociedade, e eles precisam lidar também com o baixo acesso ao sistema de saúde e vacinas imprescindíveis para que eles possam tratar doenças e pandemias do mundo moderno que afeta os povos indígenas de maneira agressiva.

indígenas

Como ajudar os povos indígenas e contribuir com a preservação natural do planeta?

Antes de mais nada é importante reconhecer a relevância da vida e trabalho dos povos originários do nosso país e expressar todo o respeito e apoio às suas culturas, crenças e lutas por direitos. Para fazer valer essa luta, nós como sociedade precisamos ficar atentos às leis que envolvem temas como agricultura, agropecuária, exploração de bens naturais como madeiras e mineração, e acima de tudo leis que envolvem os direitos indígenas.

Além disso, vale sempre lembrar que precisamos exigir leis mais duras de proteção às nossas florestas e preservação de territórios indígenas e, para isso, precisamos buscar por representantes políticos que tenham como premissa projetos de leis que busquem mais severidade contra a exploração ilegal, e com maior foco em proteção e preservação do meio ambiente.

Precisamos também lutar por mais representatividade desses povos em nossa política, pois somente eles possuem o conhecimento de causa para os temas que são sensíveis às suas necessidades. Existem também muitos estudos e instituições que apoiam as causas indígenas que são válidas para nos dar ainda mais conhecimento sobre a cultura desses povos e com espaço para que possamos entender as formas de ajudarmos mais ativamente.

logotipo whatsapp

fale conosco