Nelson Mandela dedicou sua vida ao combate da segregação racial em seu país e tornou-se o maior líder sul-africano da história.
Nelson Mandela nasceu em 18 de julho, na vila Mzevo, na África do Sul e foi considerado um dos maiores e mais importante ativista, líder e defensor dos direitos humanos da história da África. Mandela era filho de um importante chefe do povo Thembu e descendente da nobreza tribal da etnia Xhosa. Ele entrou para a história por ser um dos principais membros do movimento antiapartheid do país e um dos maiores símbolos da luta pela igualdade racial.
Formado em direito, Mandela possuía um ideal revolucionário de grande destaque. Ainda muito jovem, ingressou no Congresso Nacional Africano (CNA), um partido político que lutava pela união das etnias sul-africanas e pelo fim da dura política de apartheid imposta em seu país. Esse sistema de segregação racial institucionalizada discriminava e oprimia a maioria negra da África do Sul.
Cada vez mais envolvido em atividades contra o apartheid, Mandela começou a ser perseguido pelo governo, o que levou à sua prisão, onde passou 27 anos da sua vida. Durante esse tempo, continuou pregando a paz e a libertação de seu povo, fortalecendo ainda mais sua liderança, o que lhe rendeu grande visibilidade internacional.
Em 1990, aos 72 anos de idade, Mandela conseguiu se livrar das acusações, ganhando sua liberdade. Mesmo com todas as injustiças sofridas, ele seguiu desempenhando um papel fundamental na negociação pelo fim do apartheid e na transição para o novo regime de democracia multirracial da África do Sul.
O legado de Nelson Mandela
Chamado carinhosamente de Madiba ou Tata (pai em Xhosa) por seus seguidores, Nelson Mandela mudou o rumo da história da África do Sul e mostrou ao mundo o poder de um ideal. Dono de um Nobel da Paz, Madiba também foi o primeiro presidente negro da África do Sul, ao vencer as eleições presidenciais em 1994, e governou até 1999.
Para homenagear sua história, a ONU decretou o dia 18 de julho, como o Dia Internacional Nelson Mandela, data em que é celebrado seu nascimento e sua incansável luta por uma sociedade mais justa e edificada na paz entre todos os povos.
Nelson Mandela foi responsável pela criação de vários projetos de inclusão social, dentre eles o Fundo para a Infância Nelson Mandela, criado em 1995, e a Fundação Mandela Rhodes. Mesmo após o fim de seu mandato presidencial, como uma forma de continuar cuidando de seu povo, Madiba criou a Fundação Nelson Mandela com o intuito de atender às necessidades da comunidade sul-africana e em defesa e manutenção da democracia no país.
Nelson Rolihlahla Mandela faleceu em Joanesburgo, África do Sul, aos 95 anos de idade, no dia 5 de dezembro de 2013. Após dez dias de velório, na presença de milhares de seguidores fiéis que enfrentaram filas quilométricas para prestar suas últimas homenagens ao seu líder, o corpo de Nelson Mandela foi enterrado no vilarejo de seus ancestrais em Qunu, África do Sul.
Mandela marcou o mundo com seu poder de liderança e seus discursos impactantes. Em uma de suas mensagens direcionadas ao seu povo após sair da prisão, Nelson Mandela disse: “Eu lutei contra a dominação branca e lutei contra a dominação negra. Tenho prezado pelo ideal de uma sociedade democrática e livre, na qual todas as pessoas possam viver juntas em harmonia e com iguais oportunidades. É um ideal pelo qual espero viver e que espero alcançar. Mas caso seja necessário, é um ideal pelo qual estou pronto para morrer”.