O que você precisa saber sobre as novas regras dos rótulos de alimentos
19/10/2022 • 3 min de leitura

O que você precisa saber sobre as novas regras dos rótulos de alimentos

A nova medida aprovada pela Anvisa tem o objetivo de trazer mais clareza de informações nos rótulos para auxiliar o consumidor a fazer escolhas mais saudáveis.

Desde o último dia 9 de outubro de 2022, entrou em vigor as novas regras para os rótulos das embalagens dos alimentos determinados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Segundo a Anvisa, o objetivo da mudança é trazer mais clareza e legibilidade para as informações nutricionais relevantes para que cada pessoa entenda o que de fato contêm em cada produto e compre de forma mais consciente e saudável. 

Mesmo com a mudança, você ainda está encontrando as embalagens com rótulos antigos nas prateleiras do supermercado? Não se assuste, as empresas têm o prazo de três anos para se adequarem às novas normas, por isso a completa substituição levará um tempinho para ocorrer, mas vale ficar atento para se beneficiar das alterações.

Por que essa mudança é importante?

A nova regra de rotulagem é uma grande conquista para o consumidor, pois ajudará a entender, de uma maneira mais clara e objetiva, o conteúdo de cada embalagem. Isso porque, após muitos estudos e discussões com diversos setores, chegou-se ao entendimento que as atuais rotulagens apresentam conteúdo vago, com leitura prejudicada, tabelas nutricionais ilegíveis e algumas informações também não eram encontradas por não serem obrigatórias.

De acordo com o Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, em estudo comparativo sobre a qualidade dos alimentos ultraprocessados, mostrou que são mais ricos em açúcares e aditivos no Brasil em comparação a outros cinco países, e essas informações muitas vezes não estavam visíveis e claras para o cliente.

rótulo

O que mudou nos rótulos dos produtos afinal?

As mudanças começam pela Tabela de Informação Nutricional que passa a ter letras pretas no fundo branco para evitar contrastes que atrapalhem a legibilidade das informações. Além disso, agora passa ser obrigatória a declaração de açúcares totais e adicionados, do valor energético e de nutrientes por 100g ou 100ml para facilitar a comparação de produtos, assim como o número de porções por embalagem.

A tabela deve estar localizada próxima à lista de ingredientes e em superfície contínua sem nenhuma divisão. Ela não pode ser apresentada em áreas encobertas, locais deformados ou regiões de difícil visualização. Com exceção de embalagens pequenas em que a tabela poderá ser apresentada em áreas encobertas, desde que acessíveis.  

Agora a mudança mais significativa ficou por conta da rotulagem nutricional frontal, um símbolo informativo que deve constar no painel da frente da embalagem. A ideia é esclarecer ao consumidor, de forma clara e simples, sobre o alto conteúdo de nutrientes que têm relevância para a saúde. Para isso foi criada uma imagem de lupa para identificar o teor de três nutrientes: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio.

Agora ficou mais fácil e simples escolher os melhores e mais saudáveis produtos para consumir diariamente com essa alteração no rótulo. O que achou das mudanças?

logotipo whatsapp

fale conosco