Ingredientes com Nomes Esquisitos
Entendemos que é nosso dever explicar tim-tim por tim-tim cada um dos ingredientes com nomes esquisitos que usamos por aqui.
stevia
A Stevia é um adoçante natural, extraído a partir da planta Steviarebaudiana. Um dos maiores benefícios do stevia é ser até 300 vezes mais doce do que o açúcar extraído da cana.
por que usamos?
-
É classificada como um dos substitutos mais seguros ao açúcar
-
Promove dulçor utilizando uma quantidade muito menor do adoçante
pectina
A pectina é um tipo de fibra solúvel encontrada em frutas e vegetais, sendo um componente natural desses alimentos. Tem alta capacidade de formar um tipo de gel viscoso, característico das geleias de frutas. Entre os alimentos que apresentam maior teor de pectina estão as frutas cítricas, beterraba, maçã, tomate e batata. Por ser uma fibra solúvel, tem ação benéfica para a flora intestinal, melhorando o trânsito e a absorção de água.
por que usamos?
-
Proporciona a textura e viscosidade naturais
-
Preserva o sabor frutado natural dos ingredientes
goma acácia
A goma é extraída da árvore Acácia de forma totalmente natural e sustentável. São aditivos muito seguros para o organismo e apresentam inúmeras propriedades funcionais.
É um carboidrato com alta capacidade de absorção de água e riquíssima fonte de fibra alimentar, que traz em sua composição 90% de fibra solúvel em água. Isso faz com que ela seja uma grande estimuladora da fermentação intestinal, auxiliando no bom funcionamento.
por que usamos?
-
Fornece textura e viscosidade
-
Auxilia na substituição de gordura, sem alterar a textura
-
É um estabilizante, mantém a umidade natural do produto
sorbato de potássio
É um sal, uma substância encontrada naturalmente em frutas como laranja, tangerina, limão, caju e maracujá. O produto é sintetizado por meio de processos como reação, descoloração e secagem. É um conservante suave, de elevada eficácia e segurança, recomendado pela OMS e a FAO.*
*Organização Mundial da Saúde e Food and Agriculture Organization – ONU
por que usamos?
-
Previne o surgimento de bactérias e fungos
-
Preserva o sabor, valor nutritivo, textura e cor
sorbitol
É um poliol (álcool de açúcar) encontrado de forma natural em frutas (maçã, ameixa, cereja e uva), vegetais e algas. Pode ser usado em grande variedade de produtos, incluindo doces e outros alimentos sem açúcar, gomas de mascar e produtos para panificação.
Não provoca cáries: o sorbitol é resistente ao metabolismo por bactérias bucais que podem levar às cáries ou à corrosão do esmalte dos dentes.
por que usamos?
-
Proporciona volume e doçura
-
Sabor agradável, limpo e fresco
-
1/3 menos calorias que o açúcar
polidextrose
A polidextrose é um produto natural – um carboidrato modificado, composto por 90% de fibra solúvel, com importante contribuição para a saúde intestinal. Pouco calórico (1Kcal/g), é um excelente emagrecedor natural, pois aumenta a saciedade, evita a retenção de líquidos e consegue retardar a digestão e absorção de açúcares no intestino.
Por não alterar o índice glicêmico, pode até ser consumido por diabéticos, gestantes, crianças e idosos, sendo um substituto de açúcar e gordura, além de não ter glúten.
por que usamos?
-
Adoça reduzindo a quantidade de açúcar e gordura
-
Rico em fibras
-
Evita o excesso de granulosidade ou viscosidade
-
Mantém o aroma original
-
Aumenta a vida útil do produto
maltitol
O maltitol, assim como o sorbitol, faz parte dos adoçantes conhecidos como polióis ou alcoóis de açúcar. Tem sabor doce e agradável, semelhante à sacarose. Ao contrário do açúcar que contribui com 4,0 cal por grama, a contribuição calórica do maltitol é de apenas 2,1 cal por grama.
É benéfico para os diabéticos, porque não eleva os níveis de glicose ou insulina no sangue e não contribui para a formação de cárie dentária*.
*O Comitê Conjunto de Especialistas em Aditivos Alimentares (JECFA) da OMS/FAO estabeleceu uma ingestão diária aceitável para maltitol “não especificada”, ou seja, sem limite de uso.
por que usamos?
-
Aumenta o dulçor com calorias reduzidas
-
Protege o produto durante variações de temperatura
-
Garante que o produto não escureça, endureça ou cristalize
ácido cítrico
O ácido cítrico é um tipo de agente acidulante, que neutraliza o sabor muito doce por ser ácido. É encontrado em frutas, principalmente o caju, framboesa e acerola.
Na indústria alimentícia é usado como aditivo na fabricação de sobremesas, conservas de frutas, geleias, doces, vinhos entre outros. É rico em vitamina C, ajudando no fortalecimento do sistema imunológico. Também é muito utilizado como suplemento alimentar devido a sua alta capacidade antioxidante, atuando na prevenção de doenças e no retardo do envelhecimento.
por que usamos?
-
Prolonga a estabilidade da vitamina C
-
Reduz alterações de cor
-
Realça os aromas
bicarbonato de sódio
É um composto classificado como um sal. Ele atua como agente neutralizante, deixando o meio com o pH o mais próximo possível de 7, o valor neutro. Além disso, o bicarbonato também evita mudanças neste equilíbrio do pH.
O bicarbonato de sódio que encontramos comumente para venda é indicado como adequado para o uso alimentar. Entre os benefícios para o organismo, destacamos: neutraliza o ácido estomacal e contém propriedades antissépticas.
por que usamos?
-
Excelente aditivo na preparação de alimentos embalados
-
Produto de baixo impacto ambiental
-
Combate bolores e fungos que vivem em ambiente ácido