A cocada é uma das sobremesas mais queridas do Brasil, mas você sabe qual é a origem desse doce delicioso?
Existem algumas divergências sobre a real origem da criação da cocada, pois ainda tem quem acredite que a sobremesa teve uma forte influência dos imigrantes europeus durante o período de colonização e escravidão, mas como o doce só surgiu no Brasil a partir do período de escravidão, a versão que mais se sustenta é que a cocada tem origem africana e foi altamente produzida no Brasil pelas mulheres negras trazidas a força ao país.
Originalmente a iguaria tinha como base o coco e o açúcar mascavo, o que fazia com que a cocada não apresentasse a aparência branca que conhecemos hoje em dia, mas com o tempo a cocada passou a ser preparada com açúcar cristal ou refinado, e em algumas receitas ganhou o acréscimo até mesmo do doce de leite.
Como a cocada nasceu e virou uma herança gastronômica no Brasil?
O doce surgiu na região nordeste do país, onde muitas frutas são produzidas em fartura, entre elas o coco, que no período escravocrata era muito utilizado no preparo de pratos e doces e como as mulheres escravas eram obrigadas a trabalhar nos afazeres domésticos nas casas grandes, e por serem as responsáveis pelo preparo das refeições dos seus opressores levaram a receita da cocada para as cozinhas de todo o país.
Era costume a população escrava se reunir durante a noite, após um longo dia de trabalho forçado, para dançar, jogar capoeira e entoar cânticos originários como forma de descansar e tentar esquecer dos maus tratos sofridos durante o dia. Nestas ocasiões, as mulheres preparavam a cocada ralando o coco, preparando a calda com açúcar mascavo ou caldo de cana e acrescentando a fruta em grandes tachos até chegar ao ponto ideal com a textura que conhecemos.
Quando pronta, a cocada era distribuída entre os presentes na reunião como uma maneira de adoçar um pouco a vida e atenuar as dores e flagelos vividos por todos as pessoas negras naquele momento vergonhoso da nossa história. Além disso, a cocada também está relacionada com as religiões africanas como o candomblé, onde para os adeptos, o doce que representa as crianças é dado como oferenda para Oxalá, o principal orixá da religião.
Como a receita ganhou a preferência na culinária nacional?
Não demorou muito a receita original da cocada que chegou até a casa grande ficou conhecida pelos colonizadores, e dessa forma, passou a ser reproduzida e compartilhada em todo território nacional. Assim, a cocada ficou amplamente conhecida e ganhou diversas versões de acordo com cada região do Brasil e virou uma herança gastronômica da nossa cultura.
Com um preparo simples, ela pode ser feita com seus ingredientes originais, ou pode ganhar novas adaptações como por exemplo: cocada de cacau, a versão cremosa, entre outras variações. Aqui na ComoAmo temos uma versão incrivelmente saborosa dessa iguaria você sabia? Nossa cocada contém 62% da fruta fresca em uma versão clean label sendo zero glúten, zero sódio e zero adição de açúcares, oferecendo uma opção super saborosa e saudável desse doce especial.
Se você também ama cocada prove a nossa versão e conta para a gente o que achou. (Clique aqui)! 😉