Por que o consumo excessivo de álcool merece atenção? - ComAmo Blog
17/02/2022 • 3 min de leitura

Por que o consumo excessivo de álcool merece atenção?

Além dos malefícios do consumo excessivo de álcool para a saúde física, ele também é prejudicial para a saúde mental e social

Consumir bebidas alcoólicas é algo comum no mundo todo e, na maioria das vezes, está relacionado aos momentos de celebração e confraternização, relacionando assim o consumo a algo que é positivo para a vida social.

Em seu consumo moderado e esporádico, essa afirmação pode até se aplicar de forma inocente, mas estudos revelam que a ingestão excessiva do álcool pela população tem aumentado significativamente e esse fato gera sim certa preocupação.

Segundo a Organização Pan Americana da Saúde (OPAS), em estudo realizado em 2020, anualmente o consumo em excesso do álcool causa 3 milhões de mortes (ou 5,3% de todas as mortes no mundo). Os dados revelam ainda que aproximadamente 13,5% do total dessas mortes ocorre entre pessoas com idade de 20 a 39 anos, sem contar os mais de 200 tipos de doenças que são ocasionadas pelo uso nocivo do álcool.

O impacto do álcool para a saúde física e mental

A bebida alcoólica é uma substância psicoativa que atua diretamente no cérebro, gerando complicações como alterações de humor, transtorno de ansiedade, depressão e danos permanentes de memória. O álcool é uma droga que em excesso causa a dependência química, podendo evoluir para o alcoolismo – que é uma doença que faz com que o paciente necessite de acompanhamento médico e psicológico para deixar o vício em um processo moroso e muito delicado.

Além disso, ele também é um vetor para outras doenças como a cirrose, doenças do fígado, problemas gastrointestinais, pancreatite, neuropatias periféricas, problemas cardiovasculares, trombose, prejuízos cerebrais, imunológicos, anemias, osteoporose e câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o abuso de álcool está atribuído a mais de 5% da carga mundial de doenças e lesões, comprometendo o funcionamento do cérebro e afetando vários outros órgãos.

álcool

Os problemas sociais causados pelo alcoolismo

No que diz respeito a vida em sociedade, o alcoolismo pode causar muitos danos, entre eles, acidentes de trânsito, perda de produtividade no ambiente de trabalho ou mesmo o abandono do emprego, problemas familiares (desestrutura familiar e violência doméstica), violência urbana, suicídios. 

Todos esses problemas, além de provocar uma reação em cadeia de sofrimento para todos os envolvidos com a situação, ainda gera custos excessivos com a saúde e a segurança pública.  O envolvimento de toda a sociedade na busca pelo fortalecimento de políticas públicas de prevenção ao uso de álcool, com o auxílio de pesquisas e debates científicos que possam ajudar a construir mudança que possa, de fato lidar com essa doença de forma assertiva é fundamenta. Com medidas como essas, campanhas de conscientização, prevenção e intervenção faz com que todos tenhamos acesso a informação e a possibilidade de nos conscientizarmos sobre o assunto, ajudando uns aos outros.

Cuide da sua saúde, beba com moderação e fique atento a qualquer sinal de dependência. Se precisar, procure ajuda em sua rede de apoio e com profissionais de saúde, como o Alcoólicos Anônimos (AA).

logotipo whatsapp

fale conosco