Com certeza você já ouviu sobre como se alimentar em intervalos de três em três horas auxilia no funcionamento do metabolismo, certo? De fato, manter refeições regulares não só ajuda a manter a nossa dieta diária equilibrada como também controla a glicemia e contribui no ganho da massa muscular, ajudando também a controlar o apetite.
Ótimo, né? Mas olha só: mesmo com todos os benefícios de uma alimentação certinha, vale lembrar que os lanches devem ser pequenos e saudáveis!
Os lanches intermediários devem ser realizados levando-se em conta uma combinação entre saudabilidade e praticidade. Para isso, vale unir carboidratos e proteínas como, por exemplo, um lanche com pão de centeio e peito de frango grelhado. Vale também snacks saudáveis que unam carboidratos e frutas com gorduras do bem – castanhas e amêndoas são ótimas opções!
O importante é que o alimento contenha uma maior densidade nutritiva e para isso, ele pode ter um maior índice calórico desde que forneça também vitaminas e minerais.
Quais as vantagens em manter o metabolismo e a glicemia em ordem?
O metabolismo tem uma grande importância para o funcionamento do organismo, pois ele transforma os nutrientes dos alimentos que ingerimos em energia. Assim, quando funciona ativamente, ele trabalha para transformar a gordura presente em nosso organismo em fonte de energia no dia a dia.
Quando se faz um jejum intermitente ou prolongado ocorre uma lentidão no funcionamento do metabolismo, que funciona no intuito de preservar a energia corporal para a manutenção das funções vitais do corpo. Isso faz com que a queima de gordura ocorra de forma lenta.
Por isso, refeições regulares fazem com que o corpo tenha a segurança energética necessária para a queima constante de gordura. Já quando falamos em energia para o corpo, qual a primeira coisa que te vem à cabeça? Se você pensou nos carboidratos, pensou certo, mas importante ter em mente também que eles nunca devem ser consumidos sozinhos e sim com proteínas ou alimentos ricos em gorduras saudáveis, que são digeridos mais lentamente.
Por quê? Bem, o carboidrato consumido isoladamente possui rápida digestão, o que acaba provocando picos na glicemia e faz com que mais insulina seja liberada, levando assim a glicose até as células do corpo. Isso tudo pode gerar um quadro de hipoglicemia, forçando o metabolismo a queimar a proteína do corpo como fonte de energia.
Como controlar o apetite e manter a massa magra no corpo?
Agora que você já sabe mais sobre como uma alimentação regular e equilibrada é importante, fica mais fácil reconhecer que quando estabelecemos o hábito de nos alimentarmos com um cronograma de refeições e lanches saudáveis criamos um controle natural do apetite, já que é possível manter o controle da fome.
Ficar grandes períodos sem se alimentar faz com que a fome acumulada aja ativamente nas escolhas da qualidade e quantidade da próxima refeição, normalmente levando ao consumo excessivo de gorduras e calorias. Então, o segredo para manter a massa magra no corpo também está aqui: na implementação de uma alimentação saudável e frequente, auxiliando na manutenção natural dos músculos e na queima da gordura corporal.