A prática de atividades físicas regulares atua na prevenção de doenças e traz benefícios para a saúde mental, além de aumentar a longevidade
Antes de mais nada, é importante ressaltar que a prática de esportes ou atividades físicas está relacionada com a saúde do corpo e não com a sua estética. Por muitos anos, fomos condicionados a pensar que praticar exercícios físicos estava relacionado com um padrão estético do corpo que, atualmente, se prova irreal, onde todos os corpos podem e devem praticar alguma atividade visando, de fato, uma melhor qualidade de vida e da sua saúde.
A prática de atividades físicas beneficia os músculos, sistema respiratório e circulatório e o fortalecimento dos ossos, mas o que nem todos sabem é que a prática diária de 30 minutos de exercícios libera hormônios como endorfina e a serotonina, conhecidos como hormônios do prazer. Eles atuam no corpo provocando sensações de bem-estar, bom humor, satisfação e ajudam no combate da ansiedade e da depressão.
Em 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou diretrizes que afirmam que a prática de exercícios deve ser frequente para pessoas de todas as faixas etárias: o tempo e a frequência recomendados para adultos é entre 150 e 300 minutos por semana, enquanto as crianças devem praticar ao menos 60 minutos por dia.
Como as atividades físicas ajudam na saúde mental?
Em pesquisa realizada recentemente pela OMS, ficou evidente que a prática de exercícios como caminhar, correr ou andar de bicicleta são essenciais para manter a função nervosa saudável, mesmo entre o público maior de 60 anos. A prática de esportes atua na saúde mental e age como um excelente antidepressivo natural, melhorando o humor e a autoestima, reduzindo o stress a ansiedade, aumentando a concentração e trazendo mais qualidade para a hora do sono.
Estudos recentes indicam ainda que os exercícios são um grande aliado na redução da perda cognitiva em pacientes com Alzheimer atuando, inclusive, na prevenção de doenças neurais que causam demência. Ou seja, pessoas moderadamente ativas têm menos chances de desenvolverem transtornos mentais do que pessoas totalmente sedentárias.
Além disso, a prática de esporte é uma atividade social que estimula o convívio pessoal, criando vínculos de identificação onde os atletas interagem e criam um senso de comunidade, melhorando a autoestima e diminuindo a timidez social.
Como transformar a prática de exercícios em hábito diário?
Sim, a prática de esportes ou atividades físicas pode virar um hobbie ou um hábito saudável do seu dia a dia e para isso, o segredo é encontrar um tipo de atividade que você goste de fazer e te dê prazer. Com a prática diária, o condicionamento físico consequentemente melhora e potencializa também a realização das demais atividades do cotidiano.
A prática de atividade que nos empolgam faz com que sua realização seja algo motivacional, ou seja, você sentirá mais vontade de se exercitar diariamente. Assim, a atividade pode ser individual, como uma caminhada, corrida, ioga, pedalar ou natação, ou então uma atividade em grupo como, por exemplo, a dança, jogos de futebol ou vôlei, entre outras modalidades.
O que realmente importa é deixar o sedentarismo de lado e buscar práticas que contribuam para a manutenção da saúde do seu corpo, da sua mente e que te faça feliz. Vale também buscar a orientação e avaliação de um profissional de educação física para um check-up contra lesões.
A prática de esporte só tem benefícios para a nossa saúde. Que tal começar a se movimentar hoje mesmo?