Entendendo de verdade os alimentos sem glúten
13/01/2022 • 3 min de leitura

Entendendo de verdade os alimentos sem glúten

Mas afinal, o que é o glúten? Ele faz mal à saúde? Seu consumo deve ser evitado?

Por estar sempre presente em massas e pães, muitas pessoas pensam que o glúten é um carboidrato, mas essa é uma informação errada sobre ele. Na verdade, o glúten é uma proteína encontrada na semente de muitos cereais que consumimos diariamente como trigo, centeio, malte e cevada.

Existe uma tendência mundial de pessoas que optam por uma dieta sem glúten visado o emagrecimento, mas em tese, não há estudos científicos que comprovem que uma dieta sem glúten provoca o emagrecimento. A redução daqueles quilinhos a mais, na verdade, é um reflexo de tirar os carboidratos que levam glúten da alimentação provocando, assim, a perda de peso.

O consumo de glúten faz mal à saúde?

Para pessoas não-celíacas ou hipersensíveis ao glúten, consumir a proteína com moderação em uma dieta equilibrada e balanceada não oferece nenhum risco grave a saúde. O problema real está no consumo excessivo, já que uma grande parte da população come de forma exagerada alimentos como pães, bolos, pizzas, bolachas, etc. Esses alimentos levam o trigo em sua receita e o consumo em excesso desses produtos com glúten pode gerar reações no nosso organismo como estufamento, empachamento, desconforto e gases. A proteína em excesso pode ser infamatória e em casos mais sérios, pode causar até mesmo intolerância a este elemento.

Entretanto, substituir completamente essa proteína da alimentação sem necessidade ou recomendação médica pode criar uma armadilha para o organismo. Nesses casos, a substituição de alimentos com glúten faz com que a pessoa passe a ingerir outros tipos de cereais e farináceos em excesso e isso pode gerar outro tipo de intolerância por superexposição. Além disso, vale lembrar que mudanças radicais na dieta podem fazer mal a um organismo saudável e fragilizam as paredes do intestino, induzindo o aparecimento de doenças, e que a proteína do glúten ingerida de forma correta e equilibrada ajuda na proliferação e renovação das “bactérias do bem” no intestino delgado, auxiliando na digestão.

Quando optar por alimentos sem glúten?

O ideal é sempre ter consciência dos alimentos que ingerimos na nossa alimentação e buscar um equilíbrio para que nada seja consumido em excesso ou em falta. É importante consumir poucos alimentos que contenham altos índices de carboidratos na alimentação para evitar doenças como diabetes e colesterol, mas se você não for portador de doença celíaca ou não tiver nenhuma sensibilidade ao glúten, não precisa cortá-lo por completo da sua alimentação: basta reduzir o seu consumo.

Quando o seu cardápio do almoço ou jantar for uma massa, por exemplo, vale investir também em lanches mais saudáveis e sem essa proteína entre as principais refeições. Assim, evita-se o excesso e é possível manter uma alimentação balanceada.

glúten

Bom, agora que você já sabe um pouco mais sobre o glúten e a importância de se manter uma alimentação saudável e equilibrada, conheça mais sobre os nossos snacks doces sem glúten que são ideais para celíacos, hipersensíveis ou para quem busca apenas opções mais saudáveis para equilibrar a alimentação sem perder o prazer de comer algo delicioso (clique aqui). 😉

logotipo whatsapp

fale conosco