Teremos lupa nutricional de alto teor? Sim! E queremos comentar sobre as diferenças entre as gorduras e a nova rotulagem dos alimentos
Sabemos que as embalagens de alguns alimentos passaram por uma mudança visual. Agora, elas apresentam uma lupa preta e branca na parte frontal, acompanhada da frase ‘Alto em’, seguida de três nutrientes: açúcar adicionado, sódio ou gordura saturada. Essa mudança foi criada com o intuito de alertar e facilitar a compreensão sobre o que estamos consumindo.
Mas mesmo que o objetivo seja deixar mais claras as informações nutricionais, essa mudança pode gerar dúvidas. Por exemplo, alguns produtos saudáveis, com oleaginosas, óleo de coco, coco fresco ou leite, podem receber o mesmo aviso de “gordura saturada” que produtos não tão saudáveis, como os cheios de óleo de soja ou palma e outras gorduras que atuam como conservantes. Confuso, né? Mas calma! Estamos aqui para te ajudar a entender tudo.
Afinal, o que são as gorduras e como elas funcionam?
Existem diferentes tipos de gorduras e elas afetam nosso organismo de maneiras distintas. Vamos entender cada uma?
- Gordura Insaturada: encontradas em óleos vegetais, peixes, nozes e sementes. Essas são as famosas “boas para o coração”!
- Gordura Trans: Presente em muitos alimentos processados, essa é prejudicial e deve ser evitada. Fique de olho no selo “T” que indica se o produto contém esse tipo de gordura.
- Gordura Saturada: Aparece em alimentos de origem animal e também em vegetais como o coco e o óleo de palma. Merece atenção, mas não é vilã!
Mas, por que até alimentos saudáveis recebem o selo de “Alto em Gorduras” na lupa nutricional?
Simples: equilíbrio! Mesmo que o coco fresco, por exemplo, ofereça muitos benefícios, o consumo excessivo de qualquer tipo de gordura saturada não é legal. O aviso no rótulo serve para lembrar que até os alimentos saudáveis devem ser consumidos com moderação.
Por que escolher produtos com coco?
O coco é um verdadeiro presente da natureza! 🥥 Além de delicioso, ele é uma fonte rica em fibras, antioxidantes e outros nutrientes que fazem bem ao corpo.
- Energia rápida: o óleo de coco, por exemplo, é rico em ácido láurico, que o corpo absorve rapidinho e converte em energia.
- Colesterol bom: ele pode até ajudar a aumentar os níveis de HDL, o colesterol bom.
- Propriedades antimicrobianas: o ácido láurico também ajuda a combater bactérias e vírus!
Optar por produtos à base de coco é uma escolha inteligente e saudável. Eles são naturais, sem aditivos químicos, e muitos são cultivados de forma sustentável. O melhor de dois mundos!
Então, o que tudo isso significa? Agora que você já conhece essa novidade da Lupa Nutricional, não precisa se preocupar quando encontrar o selo de “alto teor de gordura” nos nossos snacks com coco e nossa linha fondant de leite. Afinal, as gorduras presentes neles são aquelas que podem (e devem!) ser consumidas com moderação.
Alimentar-se de forma consciente. Para nós, esse é o caminho! 😉