Cuidados e atenção que devemos ter com relação a trombose
20/09/2022 • 4 min de leitura

Cuidados e atenção que devemos ter com relação a trombose

A trombose é uma doença potencialmente grave, mas que pode ser prevenida e tratada de forma para que não ofereça riscos à saúde.

A trombose é uma doença provocada pela formação de coágulos no sangue que obstruem e dificultam a circulação provocando sintomas que podem variar de acordo com a área do corpo afetada com o trombo. Entre os principais sintomas estão: inchaço, vermelhidão, sensação de queimação, mudança na cor da pele, dor, limitação de movimento e nos casos mais graves, os coágulos podem se deslocar para pulmão, coração ou cérebro provocando casos de AVC ou embolia pulmonar.

Por ser uma doença grave e em muitos casos silenciosa, a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para um tratamento eficaz. Somente dessa forma é possível evitar a evolução da doença para casos agudos que podem levar ao óbito. Por isso, a importância de se manter sempre alerta sobre mudanças anormais no nosso corpo e procurar ajuda médica sempre que sentir algo desconfortável. 

Quais são os fatores de riscos e as prevenções para a trombose?

É importante lembrar que a trombose pode se desenvolver por fatores genéticos ou por doenças pré-existente que favoreçam o aparecimento de coágulos. Nestes casos, o acompanhamento médico periódico é muito importante para monitoramento do quadro de saúde e para diagnóstico precoce da doença, caso ocorra.

Com exceção dos fatores pré-existentes, outros que também podem favorecem o aparecimento da doença são: uso contínuo e prolongado de anticoncepcionais, gravidez e pós-parto, períodos longos de acamação como os necessários em pós-operatórios ou coma, imobilidade, sedentarismo, tabagismo e obesidade.

A trombose pode ser evitada com mudanças simples dos hábitos que fazem parte dos fatores de risco, assim, a adoção de hábitos saudáveis faz toda a diferença no combate à doença. Essas mudanças são, por exemplo, manter uma dieta equilibrada rica em frutas, verduras e legumes, praticar exercícios ao menos três vezes por semana, evitar ficar longos períodos sentado ou deitado, em especial ao realizar longas viagens ou durante o período de expediente do trabalho, manter-se hidratado, não fumar e reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas, além de ficar atento ao peso ideal do IMC.

trombose

Como diagnosticar e quais os tratamentos para a doença?

Consultas periódicas ao médico e exames de rotinas podem ajudar a identificar a doença, em caso de suspeita ou pré-existência da trombose, é necessário buscar ajuda profissional o quanto antes para diagnóstico, evitando o seu agravamento.

O diagnóstico pode ser feito por exames de imagem como ecodoppler vascular, ultrassom dos vasos sanguíneos, tomografia ou ressonância. Com o resultado dos exames o médico especialista pode identificar a presença de coágulos, avaliar o tipo de trombose e orientar o tratamento mais indicado em cada caso.

A trombose tem cura, em casos mais leves o tratamento pode ser feito apenas com o uso de medicamentos anticoagulantes, já para os casos com níveis mais graves, o especialista pode indicar um tratamento que necessite a realização de cirurgia para a remoção dos coágulos.

É importante ressaltar que a pessoa com casos de trombose precisará manter cuidados por toda a vida para evitar novos casos da doença e para minimizar suas consequências. Para esse tipo de tratamento, os pacientes podem encontrar grande parte dos medicamentos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) de forma gratuita, com exceção dos anticoagulantes orais mais recentes

Mantenha-se atento a saúde do seu corpo e busque ajuda médica sempre que necessário!

logotipo whatsapp

fale conosco