A romã é uma fruta muito especial, com benefícios para a saúde e simbologia em várias culturas ao redor do mundo.
Originária do Oriente Médio e posteriormente cultivada na Ásia Central, a romã foi ganhando seu espaço no mundo devido seus inúmeros benefícios para a saúde e todo seu simbolismo e tradição. A romãzeira é uma árvore de pequeno porte, pode chegar a 5 metros de altura e seu cultivo é considerado simples, se adaptando muito bem aos climas tropicais e áridos. Com aspecto de uma baga de casca dura, seu interior possui centenas de sementes revestidas por uma polpa vermelha de sabor agridoce e suave.
Ao longo da história a romã se tornou um símbolo de fertilidade, amor e proteção. Muitos povos e crenças acreditavam que ela estava relacionada a fartura e prosperidade por ser uma fruta composta por centenas de sementes em seu interior e pelo fato de a romãzeira ser uma árvore muito frutífera.
Conheça o significado da romã em diversas culturas
No Brasil, a tradição mais conhecida sobre a romã veio através da cultura portuguesa. Segundo a lenda ela deve estar presente na mesa no dia 6 de janeiro, Dia de Reis, onde é celebrado a visita dos três reis magros ao presépio onde Jesus Cristo nasceu. Dentro da tradição a romã representa os presentes dado a Jesus para exaltar sua vinda a terra.
Na mitologia grega a romã se tornou um dos símbolos da deusa Afrodite devido aos seus poderes afrodisíacos, e a Perséfone, deusa da agricultura e da fertilidade, sendo tradicionalmente relacionada ao amor e a abundância. Para os judeus a romã também possui um papel de destaque no Rosh Hashaná, ano novo judaico, por ser um símbolo de prosperidade e justiça. Segundo o judaísmo cada romã possui 613 sementes que correspondem às 613 mitsvot, que são preceitos da Torá.
Fique por dentro dos benefícios da fruta
Além de todo seu poder místico a romã também é muito apreciada por seu sabor e por suas propriedades curativas, auxiliando no alívio de inflamações, em especial nas regiões da garganta e gengiva. Por ser rica em sais minerais como fósforo, potássio, sódio e cálcio, também é uma grande aliada no combate a cólicas e males intestinais.
Muito utilizada na antiguidade como fonte de juventude, seu poder de antienvelhecimento é explicado pela ciência que comprova seu alto teor de antioxidantes que atuam favorecendo a vitalidade da pele, cabelo e unhas. Seus benefícios não param por aí, consumir romã pode ajudar a prevenir doenças degenerativas como o Alzheimer e até mesmo alguns tipos de câncer, como o da próstata e o da mama.
Agora que você já sabe o quanto a romã é benéfica para o corpo é só escolher a sua tradição preferida para um Ano Novo ainda mais saudável e próspero.