Como evitar cair em golpes durante a Black Friday?
25/11/2022 • 4 min de leitura

Como evitar cair em golpes durante a Black Friday?

O período de desconto da Black Friday é um gatilho para as oportunidades de compras de fim de ano, porém é preciso ficar atento para evitar cair em golpes.

A Black Friday está chegando e é impossível não ficar empolgado com as oportunidades de garantir boas promoções nas compras de final de ano. E não é para menos, esta é a data mais aguardada pelo setor varejista que oferece aos consumidores produtos e serviços com descontos atrativos que podem render ótimos negócios.

Seja para presentear alguém ou adquirir aquele produto indispensável, as contas no final do ano acabam aumentando e qualquer oportunidade de economizar se torna algo irresistível. Porém, essa procura por melhores preços pode se transformar em armadilhas quando não se toma as precauções necessárias para se manter seguro de golpes que podem gerar inúmeros prejuízos financeiros.

Para ajudar os consumidores a evitarem ofertas fraudulentas e mantê-los atentos neste período a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon/MJSP) elaborou algumas dicas para auxiliar o consumidor a aproveitar de forma segura este período tão aguardado de ofertas e, assim, realizarem suas compras de maneira tranquila.

Black Friday

Como aproveitar as promoções e evitar golpes nas compras da Black Friday?

Com alguns cuidados simples é possível adquirir os itens desejados com descontos especiais, tanto em lojas físicas, como em lojas online, e se prevenir contra possíveis golpes. Confira abaixo:

  • Atenção com sites e links fraudulentos: evite acessar links duvidosos que geralmente são encaminhados via e-mail, WhatsApp, SMS, entre outros. Dê sempre preferência por acessar o link oficial da loja.
  • Segurança com o pagamento: não forneça seus dados bancários em sites que não contenham o certificado de segurança de pagamento. Observe o endereço de pagamento do site que deve iniciar com “https://” ou a imagem do cadeado pequeno no canto superior esquerdo do link. Evite acessar links de pagamento em computadores ou celulares de terceiros ou por meio de acesso Wi-Fi públicos.
  • Pagamentos via Pix: não esqueça de conferir se os dados do beneficiário estão corretos antes de confirmar o pagamento e sempre cadastre a chave Pix no acesso oficial da instituição financeira e jamais em outros tipos de canais ou links duvidosos.
  • Atenção com a reputação da loja: pesquisar sobre a reputação da loja antes de efetuar a compra pode ser uma boa forma de garantir uma compra segura e responsável. A checagem de grandes varejistas pode ser feita através da plataforma “consumidor.gov.br”.
  • Confira as condições de ofertas do site da loja: tenha cuidado ao realizar a compra por impulso, tenha certeza sobre as condições da oferta para que não haja nenhum transtorno no pós-compra. Salve os termos da oferta até o recebimento do produto para comprovação junto ao fornecedor em caso de divergência no momento da entrega e sempre exija nota fiscal.
  • Compare os preços antes do período da Black Friday: comparar os preços dos produtos ou serviços antes do período da Black Friday é uma boa forma de certificar se o site não está praticando uma propaganda enganosa.
  • Prazo de arrependimento de 7 dias: para compras pela internet, telefone, entre outros, o consumidor pode desistir do contrato, no prazo de sete dias a partir da data de entrega do produto. Para compras feitas em lojas físicas não há a mesma garantia, assim, antes da finalização da compra, verifique os termos de devolução do estabelecimento.
  • Em caso de não solução do problema junto a loja registre uma reclamação: é primordial que em caso de divergências o consumidor tente resolver o problema diretamente com o fornecedor, porém se não houver uma resposta do estabelecimento para resolução do problema o consumidor pode realizar uma reclamação na plataforma consumidor.gov.br ou através do Procon de sua região.
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