Os cereais possuem grande teor nutritivo e fazem parte dos grupos de alimentos que devem ser consumidos diariamente para a manutenção da boa saúde.
Os cerais são grãos e sementes comestíveis que fazem parte da alimentação de milhares de pessoas em todo o mundo. Essa fonte alimentar é rica em carboidratos proteínas, gorduras, vitaminas, sais minerais e enzimas essenciais para a saúde humana.
Entre o grupo desses superalimentos estão o arroz, milho, trigo, centeio, aveia, cevada, linhaça, quinoa, entre outros. Esses cerais são completos em nutrientes, porém se processados para serem transformados em farinha por exemplo, podem perder o seu teor nutricional, assim, o tipo de consumo mais indicado é em sua forma natural ou os cereais integrais, já que suas propriedades estão na parte externa dos grãos.
Como os nutrientes dos cereais atuam em nosso organismo?
Os cerais são, antes de mais nada, uma super fonte de carboidratos, que se ingeridos na quantidade ideal de até seis porções diárias, fornecem energia para o corpo e a mente funcionarem de forma adequada. Mas, além disso, eles são completos em seus nutrientes o que garante muitos outros benefícios para todo o corpo.
Eles são conhecidos por possuírem fibras que atuam aumentando a sensação de saciedade, sendo excelentes aliados para quem precisa perder peso, já que contribuem para o controle do apetite. As fibras dos cereais atuam também no funcionamento do intestino e na flora intestinal, regularizando o trânsito dos alimentos no processo de digestão, além de também auxiliarem na prevenção de alguns tipos de canceres que podem surgir nessa região do corpo.
Além de atuarem positivamente no sistema digestivo, os cereais contribuem para o controle do diabetes e do colesterol, isso porque eles estabilizam os picos de glicose após as refeições e mantêm os índices glicêmicos sob controle. Agora, o que muitas pessoas podem não saber é que alguns cereais como a aveia, por exemplo, também possuem propriedades que fortalecem o sistema imunológico e previne infecções.
Já as sementes como a linhaça é super indicada para a dieta feminina, já que ajuda no combate ao câncer de mama e também diminui os sintomas comuns da menopausa. A quinoa, por sua vez, fortalece a musculatura, protege os ossos e previne doenças cardiovasculares.
Quais os cuidados que as pessoas celíacas devem ter com relação aos cereais?
Mesmo sendo alimentos tão nutritivos e ricos em vitaminas e minerais, para algumas pessoas, como as pessoas celíacas ou com intolerância ao glúten, os cereais são alimentos que devem ser evitados, com exceção de algumas opções.
Para esse grupo de pessoas, os cereais indicados e permitidos para o consumo diário são o arroz e o milho, já que esses dois tipos não possuem glúten, substância que quando ingerida provoca grande mal ao celíacos. Com isso, é necessário ficar sempre atento aos rótulos dos alimentos para consumir apenas os que são zero glúten (conheça nossos Snacks sem glúten).
Nestes casos, o que vale sempre é procurar a opinião do seu médico para um diagnóstico preciso e recomendações alimentares adequadas para evitar qualquer reação ao consumo dos cereais.