Problemas na tireoide afetam o sistema metabólico do corpo, é importante ficar atento as possíveis doenças que podem acometer essa glândula.
A tireoide é uma pequena glândula em formato de borboleta que envolve a traqueia e fica localizada na parte da frente do pescoço. Se engana quem acredita que essa glândula tem pouca interferência no bom funcionamento do corpo, pois ela é responsável por produzir hormônios fundamentais para o equilíbrio das funções do nosso sistema metabólico.
A tireoide produz os hormônios T3, T4 e calcitonina, responsáveis pelo bom desempenho de órgãos vitais para o corpo como o cérebro, coração, rins e fígado, além de auxiliar no crescimento, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, na manutenção do peso, entre outros. Por isso, manter seu bom funcionamento é primordial para a saúde e qualidade de vida.
Problemas na tireoide podem surgir em qualquer fase da vida, sendo mais comuns entre as mulheres. As alterações no funcionamento dessa glândula podem causar alguns sintomas como fraqueza muscular, prisão de ventre, perda ou ganho de peso sem motivos aparentes, arritmia cardíaca, problemas na visão, distúrbio do sono, queda de cabelo, fraqueza nas unhas, alteração de comportamento e na saúde emocional.
Quais as principais disfunções da tireoide?
Mudanças das funções da tireoide pode levar a quadros de hipotireoidismo e hipertireoidismo, que são disfunções distintas e podem prejudicar a saúde do corpo de formas diferentes. Há também a possibilidade de surgimentos de nódulos benignos, ou em alguns casos malignos, que devem ser confirmados através de diagnóstico médico.
O hipertireoidismo ocorre quando a tireoide passa a produzir hormônios acima da quantidade considerada normal, sobrecarregando o sistema metabólico com uma carga excessiva de T3 e T4. Essa condição pode causar problemas de osteoporose, arritmia cardíaca, perda de peso, dificuldades para dormir, cansaço e mudanças de humor.
Por sua vez, o hipotireoidismo consiste na diminuição anormal da liberação dos hormônios produzidos pela glândula, podendo levar a problemas severos dos órgãos. O hipotireoidismo pode ser causado por inflamações, infecções e doenças autoimunes, os sintomas podem aparecer como perda de cabelo, ganho de peso sem causa aparente, inchaço, redução dos batimentos cardíacos, fadiga e raciocínio lento.
Ao perceber qualquer sintoma relacionado a disfunções da tireoide, consulte um médico endocrinologista para o devido diagnóstico, a fim de prevenir o agravamento da doença e garantir ao paciente a melhor linha de tratamento da doença.