Novembro é um mês dedicado ao homem. Uma campanha de conscientização sobre os cuidados com a saúde, em especial para a importância da prevenção do câncer de próstata.
Quando se fala da saúde íntima masculina é sempre algo que esbara em inúmeros preconceitos para o homem, e quando o assunto é o câncer de próstata o tabu é ainda maior. De uma maneira geral os homens não têm o hábito de consultarem o médico regularmente ou realizarem exames de rotina. Com essa realidade, o resultado é um alarmante número de casos de câncer identificados tardiamente no público masculino e com isso, altas taxas de mortalidade pela doença.
Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia revelou que 51% dos homens nunca consultaram um urologista, entre as principais razões para esse dado, 33% alegam falta de tempo, seguida por 32% que alegam a ausência de motivos e ainda 15% que dizem ter medo.
É importante que esse assunto deixe de ser um tema delicado entre esse público, já que no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são mais de 61 mil novos casos todos os anos. Estima-se que um em cada seis homens vai desenvolver o câncer de próstata durante sua vida.
Como adotar hábitos de cuidado e prevenção na rotina?
Apesar de ser uma doença grave, o câncer de próstata é um tipo de bom prognóstico, quando diagnosticado inicialmente, ele possui em até 90% de chances de cura. Por isso, manter-se atento a saúde e buscar uma rotina de exames preventivos é o melhor caminho para prevenir e tratar a doença.
A prevenção está diretamente relacionada a adoção de hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos diários, controle de peso e diminuição do consumo de álcool e tabaco. Além disso, é comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, leguminosas e cereais integrais, com diminuição de gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer.
Por se tratar de uma doença que afeta um público com faixa etária superior a 50 anos, é importante que que todo homem entre 40 e 45 anos procurem o urologista para realização do exame preventivo, preferencialmente se houver casos na família, mas também ao notarem mudanças no corpo e sintomas como desconforto urinário, aumento da frequência urinária durante a noite, jato urinário mais fraco que o comum ou sangramento urinário.
Quando se trata da sua saúde nenhum assunto pode ser tabu ou motivo de vergonha. O autocuidado e a prevenção é um ato de amor que pode salvar vidas e oferecer muito bem-estar e uma longevidade com muito mais saúde! 😊