Prática milenar, a ioga traz benefícios para a mente como a diminuição do estresse e aumento da concentração, mas também traz mais flexibilidade e força para o corpo.
A ioga é uma prática que apresenta modalidades tanto meditativa quanto física, com a sua execução é possível trabalhar mutuamente a postura corporal e técnicas de respiração com o objetivo de desenvolver mais consciência corporal e concentração no aqui e agora.
A atividade possui diversos estilos que podem variar com foco mais no corpo ou na mente, mas todos os estilos carregam a mesma filosofia da ioga que busca oferecer uma atenção plena, calma, dedicação e equilíbrio com o interno e o externo. Além disso, a prática diária ajuda a desenvolver um melhor equilíbrio do corpo, melhora a postura e a disposição.
A ioga pode ser praticada por todos? Como inseri-la na rotina?
Durante o período de pandemia a cultura iogue ficou mais conhecida e atraiu mais adeptos da prática. Isso porque, com o confinamento provocado pela quarentena, muitas pessoas buscaram atividades que pudessem ser realizadas dentro de casa e auxiliar no controle do estresse e na luta contra o sedentarismo. Assim, a ioga ficou cada vez mais conhecida, já que para praticá-la basta ter um tapete e um local na casa que possibilite a realização das posturas.
A prática pode e dever fazer parte da rotina de qualquer pessoa, mas sempre contar com o auxílio de um profissional iogue que oriente a execução da prática dentro das modalidades a qual cada pessoas se encaixa, indo desde a opção para iniciantes, intermediários para quem já possui um certo conhecimento da prática ou até mesmo os níveis mais avançados.
Inclusive pessoas e crianças especiais podem utilizar a prática como terapia complementar para estimular as funções motoras, fortalecer a musculatura e reforçar a noção de equilíbrio. A prática contribui ainda no desenvolvimento da atenção, atua na memória e na motricidade grossa e fina e até mesmo a área da fala. Além disso, as técnicas de respiração oxigenam as células cerebrais com efeito profundo no sistema nervoso.
A vantagem da ioga é que para a sua realização, ela pode ser orientada por um profissional de forma presencial ou por videoaulas. Isso facilita muito a realização da prática diária, já que ela pode ser feita dentro do tempo disponível de cada um, facilitando a rotina de quem tem uma agenda corrida.
Com uma prática frequente é possível desenvolver um maior conhecimento do seu próprio corpo, entender seus limites e trabalhar na evolução da flexibilidade e postura. Já que cada postura foi desenvolvida inspirada em elementos da natureza e da vida humana, com nomes originais em sânscrito que visam trabalhar cada parte do corpo e emoções de acordo com a suas execuções.
Também durante a prática, com atividades de respiração e meditação é possível desenvolver o mindfulness, com exercícios que incentivam o relaxamento e oxigenam o corpo e a mente, atraindo os pensamentos para o memento presente e para a própria respiração. Isso faz com que os níveis de ansiedade, tensão e estresse diminuam, enquanto trabalham a melhora da concentração, criatividade, relaxamento e a disposição para as atividades diárias.
Como a prática contribui para o bem-estar diário?
Para quem ainda tem dúvida sobre os benefícios que a prática diária da ioga oferece, saiba que os benefícios para a saúde são inúmeros, além disso, o exercício é um convite para que você possa dedicar alguns minutos do dia para um autocuidado, se desconectando de toda a cobrança e correria externa para se concentrar única e exclusivamente no seu corpo, mente e bem-estar enquanto está no seu tapete de ioga.
Mas, se ainda precisa de mais motivos para começar a praticar, veja abaixo uma pequena lista de benefícios que essa atividade irá te proporcionar no dia a dia:
- Aumento da imunidade: é comprovado que as posturas executadas durante os exercícios fortalecem as células, criando assim, uma maior barreira imunológica contra vírus e bactérias;
- Reduz os sintomas da TPM: as posturas da ioga trabalham todas as partes e músculos do corpo e as suas realizações ajudam na redução da tensão do sistema nervoso atuando diretamente no alívio dos sintomas da TPM;
- Diminui o estresse, melhora o sono e auxilia na perda de peso: a concentração exigida pera a prática aliada a respiração consciente provocam um alto nível de relaxamento do corpo e da mente, diminuindo o estresse e ativando a qualidade do sono, além de queimar calorias e ajudar a diminuir a ansiedade contribuindo para a perda de peso;
- Reduz dores corporais e controla a pressão e os batimentos cardíacos: as posturas condicionam uma melhor postura corporal e alongamento, isso reduz a tensão e alivia as dores, além de melhorar também o funcionamento dos pulmões e coração e diminuir os níveis de cortisol no organismo;
- Fortalece o corpo, melhora o equilíbrio e a flexibilidade: a consciência corporal desenvolvida com a prática da ioga faz com que o equilíbrio fique cada dia melhor, além disso, as posturas exigem uma energia que fortalecem os músculos, alongam e melhoram a flexibilidade;
- Melhora a concentração, memória e a criatividade: a atividade melhora a circulação sanguínea, desenvolve o foco e com isso ajuda no funcionamento cerebral que ativa o bom funcionamento da memória, estimula o foco e a criatividade.
Viu só? A ioga é uma atividade completa que acaba com o sedentarismo, proporcionando movimento ao corpo, e ainda trabalha o autoconhecimento e autoaceitação com técnicas de atenção plena, atuando assim na melhora da saúde física e mental.