Você sabia que um terço de toda a produção de alimentos do mundo depende das abelhas? Pois é, e sua importância não para por aí não.
É quase impensável imaginar que um inseto tão pequeno pode ter um papel tão fundamental para o equilíbrio e a sobrevivência do ecossistema mundial, mas a vida das abelhas mais do que nunca tem ganhado espaço em discussões e pesquisas sobre o trabalho fundamental que desempenham para a manutenção da natureza.
Uma pesquisa recente realizada por cientistas da Academia Chinesa de Ciências e da Universidade Nacional de Singapura revelou que a produtividade e a riqueza das plantas são fatores importantes para a população de abelhas e quando há desmatamento em excesso, a vida dos enxames é gravemente afetada e isso pode desencadear um desequilíbrio ecológico de grandes proporções.
Isso porque, além de serem as responsáveis pela produção do mel, um superalimento e um potente cicatrizante natural, elas são também responsáveis por quase três quartos da polinização das plantas que produzem cerca de 90% dos alimentos de todo o planeta e a crescente queda na população das abelhas pode gerar um grande impacto na cadeia alimentar.
Além disso, as abelhas são as maiores polinizadoras do meio ambiente e durante esse processo também produzem um processo natural de mistura genética das espécies de plantas, pois levam o pólen de uma espécie para outra.
Mas, afinal por que as abelhas estão sumindo?
Algumas das principais causas para esse desaparecimento são as crescentes alterações climáticas, a poluição, o uso descontrolado de pesticidas e agrotóxicos e a produção desordenada na agricultura. Essas mudanças têm extinguido muitas espécies, um fato muito grave já que o sumiço das abelhas pode gerar um colapso na biodiversidade.
Com essa preocupação, muito apicultores e cientistas têm dedicado seu tempo e esforços em buscam da preservação e manutenção da vida das abelhas afim de conscientizar a população mundial sobre a importância de se respeitar a existência das abelhas para a vida humana na Terra.
E esse tema é tão sério que em 2021, a UNESCO juntamente com a Guerlain fizeram uma campanha de conscientização que contou com um ensaio fotográfico da atriz Angelina Jolie e 60 mil abelhas, com o intuito de chamar a atenção para o programa “Woman for Bee” que luta pela preservação das abelhas.
Quem diria que mesmo sendo tão pequenas, as abelhas são tão importantes para a nossa vida, não é mesmo? Se quiser mais informações sobre esse tema super indicamos também o documentário Honeyland que conta mais sobre a vida de apicultores e seu cotidiano para preservar as espécies. 😉