Alimentação e bons hábitos aliados na prevenção do Câncer de Ovário?
12/05/2022 • 4 min de leitura

Como a alimentação e bons hábitos podem ser aliados na prevenção do Câncer de Ovário?

O câncer de ovário é um dos tumores com menor chances de cura, não há exames específicos de diagnósticos, assim 75% dos casos são diagnosticados em estágio avançado.

Quando falamos na saúde da mulher, o câncer de ovário é sem dúvida uma das maiores preocupações dos especialistas em oncologia, pois apesar de todos os avanços da ciência e tecnologia em questões oncológicas, ainda não é possível realizar o diagnostico dessa doença que acomete mulheres e pode ser fatal.

Apesar de não ser possível ainda determinar com segurança a origem da doença, ela está relacionada na maioria dos casos às mulheres com idade acima de 50 anos, porém em 90% dos casos não é possível relacionar o aparecimento da doença a fatores de risco conhecido, apenas 10% dos casos se referem a origem genética ou familiar.

Porém, segundo pesquisa realizada por cientistas da Universidade de East Anglia, na Inglaterra, alguns hábitos alimentares podem ser aliados na prevenção do câncer de ovário, claro, sempre aliados com atenção as mudanças do corpo e acompanhamento médico periodicamente. 

Como turbinar a alimentação saudável pode ajudar a saúde dos ovários?

O estudo revelou que uma dieta natural rica em flavonoides e antioxidantes pode ser um forte fator aliado a prevenção desse tipo de câncer, alimentos como nozes, café, chás branco, preto e verde, vinho tinto, cacau, frutas vermelhas, frutas cítricas como limão e laranja, uvas e maçã, por exemplo, são algumas das opções que devem ser inseridas da dieta com moderação. (Conheça alguns snacks que podem ajudar no consumo de alguns desses alimentos).

Isso se dá porque os flavonoides são substância antioxidante e anti-inflamatória que apresentam inúmeros benefícios à saúde, inclusive atuando na diminuição dos riscos de desenvolvimento do câncer de ovário. Assim, com uma dieta rica nessa substância é possível manter uma boa saúde e cuidar também de todo o bom funcionamento do organismo.

Ovário

Cuidados extras que podem auxiliar na prevenção do câncer de ovário

Outros cuidados simples também podem reforçar os cuidados de prevenção contra a doença, entre eles está o hábito do exercício físico diário, a diminuição no consumo de carne vermelha, parar de fumar, controlar o peso para evitar obesidade, colesterol e diabetes, vacinação contra o HPV, evitar o excesso do consumo de bebidas alcoólicas e evitar o consumo de alimentos processados e ultra processados.

Além disso, conhecer o próprio corpo é fundamental, pois o câncer de ovário é uma doença silenciosa e com pouco sintomas, assim, observar mudanças como desconforto na barriga ou região pélvica, inchaço abdominal, inchaço da barriga, perda de apetite ou sensação de saciedade rapidamente ao comer, alterações nos hábitos intestinais, como constipação ou aumento na frequência urinária, deve se procurar o médico especialista para averiguação mais específica através de exames laboratoriais e de imagens.

Podemos e devemos estar cada vez mais atentas a nossa saúde e buscar cada vez mais informações de qualidade para aperfeiçoar o cuidado e bem-estar alimentar de forma que possa contribuir para uma melhor qualidade de vida.

Vamos nos manter na luta da prevenção e cuidado do câncer de ovário e claro, lembrando sempre de buscar o seu médico para exames de rotina e para manter a saúde em dia, combinado? 😉

logotipo whatsapp

fale conosco