Benefícios do café: qual a quantidade ideal de consumo por dia?
12/04/2022 • 3 min de leitura

Benefícios do café: qual a quantidade ideal de consumo por dia?

Uma das bebidas mais populares do Brasil, sem dúvidas o café é uma das paixões dos brasileiros, mas é preciso se atentar aos perigos do consumo em excesso da cafeína

 O café é uma das bebidas mais consumidas no país e muitos o conhecem por ser uma bebida que dá energia (a famosa cafeína), sem falar, é claro, no cheiro do café que é contagiante. Quando consumido com moderação, ele traz diversos benefícios para a saúde, isso devido ao seu alto poder antioxidante e outras substâncias que melhoram o desempenho cognitivo e físico.

Famosos por auxiliar na queima de gordura por acelerar o metabolismo, a cafeína tem diversos outros benefícios como melhorar a atenção e a concentração, sendo um dos estimulantes psicoativos mais consumidos no mundo! Além disso, na medida certa, ela reduz risco de diabetes tipo 2 e doenças cognitivas como o Alzheimer e o Parkinson. O café ajuda a proteger o cérebro da degeneração neuronal, podendo diminuir o risco dessas doenças entre 32% e 60%.

Quando falamos de outros benefícios, o consumo de quatro xícaras de café também ajuda no funcionamento do fígado, prevenindo até mesmo o câncer de fígado em cerca de 40%, segundo pesquisa de 2021, realizada pelas universidades de Southampton e Edimburgo. Por ser carregado de nutrientes e antioxidantes, contém vitamina B5, B2, B3, B1, potássio, manganês, sendo considerado uma das maiores fontes de antioxidantes da dieta ocidental por auxiliar na digestão, controle de inflamação e proteção contra substâncias químicas nocivas.

café

Quais os efeitos colaterais do consumo excessivo de café?

Diferente do que muitos pensam, o consumo do café diário não faz mal à saúde, mas assim como qualquer outro alimento, o problema de fato está no excesso – o que pode causar o aumento de ansiedade, dependência e em casos mais graves intoxicação por cafeína.

De acordo com um relatório publicado pelo comitê científico da European Food Safety Authority (EFSA), um consumo seguro de café é o equivalente a uma média de 400mg ao dia (ou quatro xícaras de café) para pessoas adultas com peso por volta de 70kg, e no caso de mulheres grávidas ou lactantes, o consumo máximo indicado é a metade do valor citado, sendo 200mg ao dia.

Fatores como peso corporal, idade, uso de medicamentos e problemas de saúde, como transtornos de ansiedade, também são dados que devem ser considerados, pois podem contribuir para ampliar os efeitos colaterais. Sendo assim, é preciso se atentar sempre ao consumo moderado, pois a ingestão de café pode aumentar o ritmo cardíaco, em especial por pessoas hipertensas, com doenças coronárias ou com arritmia cardíaca.  

Uma boa dica de consumo é não apenas tomar o café coado, solúvel ou expresso, mas também variar com receitas como bolos, drinques, frapês e snacks (experimente nosso snack Fondant de Leite com Cappuccino) saudáveis onde você pode encontrar os benefícios dos grãos com moderação.

Além disso, mantenha um acompanhamento constante com o seu médico e antes de incluir qualquer alimento na sua dieta diária, não esqueça de consultá-lo! Ninguém melhor do que seu profissional de confiança para indicar a melhor forma de cuidar da sua saúde. 

logotipo whatsapp

fale conosco