Talvez você já tenha tomado uma xícara de chá para se aquecer em dias mais frios não é mesmo? Mas sabia que o chá certo e em quantidade certa pode ajudar a equilibrar o seu corpo e mente com muitos benefícios?
Os chás são bebidas milenares que surgiram na China como um estimulante mental e para equilibrar a temperatura corporal, de lá pra cá, a cultura dos chás foi disseminada por todo mundo sendo utilizado de formas distintas em cada cultura.
Atualmente, os benefícios dos chás para a saúde são comprovados cientificamente, e suas propriedades com ações antioxidante, diurética, calmante e estimulante podem auxiliar na manutenção de várias áreas do organismo, inclusive no bem-estar da mente atuando no combate ao estresse, inchaço, insônia, auxiliando na digestão, acelerando o metabolismo, além de serem altamente hidratantes, reduzirem o mau humor e melhorarem o aspecto da pele.
Com o consumo recomendado de duas a três xícaras por dia, o chá ideal pode te ajudar a amenizar desconfortos ou até mesmo ajudar a relaxar, desestressar e até mesmo a dormir. A bebida em sua maioria contém polifenóis, antioxidantes e outras substâncias que estimulam o sistema imunológico, assim os benefícios para a saúde podem ser sentidos desde melhora na saúde mental à digestiva.
Como beber uma simples xícara de chá pode ajudar na saúde da mente?
Ao ingerir de uma a três xícaras de chá você está ingerindo polifenóis, substâncias naturais que regulam a liberação da cafeína presente na bebida, o que melhora os níveis de concentração e energia do organismo. O chá verde, por exemplo, possui um aminoácido que auxilia a relaxar a mente e as propriedades presentes nos chás beneficiam o desempenho cognitivo.
Ao optar por chás com efeitos calmantes como o de camomila, lavanda, flor de maracujá e alecrim, plantas e ervas medicinais estas, que possuem propriedades tranquilizantes, elas ajudam a equilibrar o organismo provocando relaxamento e com efeito calmante auxiliam em momentos de estresse, tensão e até mesmo com a insônia.
Além disso, o ritual de tomar um chá está relacionado a um momento de pausa e relaxamento, funcionando como uma prática do mindfulness, e quando se trata de um chá quente, a temperatura também tem relação a sensação de acolhimento e aconchego, provocando assim, uma pausa necessária de prazer na rotina diária.
Os benefícios dos chás para o corpo
Os polifenóis presentes nos chás protegem as áreas do cérebro responsáveis pela memória e aprendizado, reduzindo os riscos de doenças degenerativas. Além disso, os antioxidantes auxiliam na proteção do coração e combatem a hipertensão e previnem contra o câncer.
A ingestão de chás ainda atua no fortalecimento dos músculos e preserva a densidade óssea, melhorando significativamente o condicionamento físico. Alguns chás como o de boldo, capim-cidreira e hortelã auxiliam no processo digestivo melhorando desconfortos intestinais. E outras opções de chás tem ações anti-inflamatórias e antimicrobianas que ajudam até na prevenção de cáries e diminuem o mau hálito.
Os chás diuréticos como o de cavalinha e gergelim são excelentes aliados dos rins e da retenção de líquidos. Já o famoso chá verde é rico em flavonoides que combatem os radicais livre e previne o envelhecimento das células.
Com tantos benefícios fica impossível resistir a um momento de pausa relaxante para apreciar uma boa xícara de chá, não é mesmo? Que tal preparar o seu chá preferido hoje?