Prazer na alimentação traz benefícios para o bem-estar pessoal?
8/02/2022 • 3 min de leitura

Prazer na alimentação traz benefícios para o bem-estar pessoal?

Já ouvimos falar que comer é um dos maiores prazeres da vida, mas será que isso é verdade? E como uma alimentação prazerosa interfere na nossa vida?

Sim, sentir prazer com a alimentação é algo real, pois comer é uma necessidade biológica que faz com que o corpo tenha o combustível necessário para realizar as suas atividades e para o funcionamento do organismo. Assim, quando nos alimentamos o nosso cérebro libera substâncias químicas de prazer, provocando uma sensação de bem-estar.

Sabemos, no entanto, que alguns alimentos podem nos deixar mais felizes do que outros quando os ingerimos – isso porque alguns alimentos têm nutrientes capazes de aumentar a produção de neurotransmissores que são conhecidos como dopamina, serotonina, endorfina e ocitocina, hormônios ligados diretamente ao prazer.

Então, devemos comer somente alimentos que nos dão prazer?

Aqui está a armadilha alimentar com a qual devemos ficar sempre atentos: a busca humana por satisfação e bem-estar é constante e alguns alimentos ricos em açúcar e gordura liberam a dopamina e serotonina em nosso cérebro com efeito de prazer imediato, com uma duração que varia de acordo com cada metabolismo.

Porém, quando a sensação de prazer momentânea passa vem o sentimento de culpa e angústia. O corpo fica lento e deprimido, criando assim a necessidade de ingestão de uma nova quantidade desses alimentos para novamente ativar a área de recompensa cerebral. Esse hábito pode desenvolver um vício, desencadeando em diversos distúrbios alimentares. Então, como equilibrar da forma correta a busca do prazer que o alimento causa, com a nutrição adequada que ele deve proporcionar?

Aqui está a chave para o equilíbrio perfeito: é preciso escolher alimentos saudáveis com nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso organismo e que de quebra possuam a capacidade de liberar a sensação de bem-estar tão desejada.

Alimentos como aveia, banana, vegetais de folhas escuras, oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, etc.), peixes e frutos do mar, laranja e chocolate 72% cacau, são fontes naturais de vitaminas, proteínas e minerais que produzem os hormônios dopamina, serotonina, endorfina e ocitocina, conhecidos como o quarteto da felicidade. Quando mantidos em níveis elevados em nosso organismo, eles auxiliam no combate da insônia, estresse, ganho de peso, mau humor, desmotivação, desanimo e até mesmo a ansiedade e a depressão. 

prazer

Por essa você não esperava, não é mesmo? Alimentos saudáveis e repletos de bem-estar! Agora, que tal adicionar mais dessas opções no cardápio diário e aproveitar todos os benefícios desses alimentos para uma vida mais prazerosa? Não perca a oportunidade de conhecer também os nossos snacks da linha 72% cacau – o snack de Banana e o de Castanha do Pará serão ótimas opções saudáveis na sua alimentação.

logotipo whatsapp

fale conosco